Recentemente, tanto Amazon quanto Google trouxeram pela primeira vez ao Brasil suas caixas de som inteligentes equipadas com assistentes digitais. Tanto a Echo Dot quanto a Nest Mini já estão à venda pelo mesmo preço no país: R$ 350. Mas quais são as diferenças entre elas? Qual vale mais a pena?

O Olhar Digital preparou um comparativo dos principais recursos e especificações técnicas dos dois modelos de entrada de caixas de som inteligente disponibilizados por Amazon e Google no Brasil. Confira abaixo o que Echo Dot e Nest Mini são capazes de fazer, e decida se, para você, compensa mais a Alexa ou o Google Assistente.

publicidade

Amazon Echo Dot

O modelo mais básico dos produtos da Amazon compatíveis com a assistente digital Alexa é a caixa de som Echo Dot, lançada no Brasil em sua terceira geração.

publicidade

A pequena caixa de som pode ser colocada em qualquer cômodo da casa e, ao ser conectada a uma rede Wi-Fi, passa a atender comandos de voz do usuário. Equipada com a Alexa, ela é capaz de reproduzir músicas, responder perguntas, ler notícias, conferir a previsão do tempo, definir lembretes e muito mais.

-> Echo Dot, Echo Show 5 e Echo: conheça as caixas de som com Alexa

publicidade

A Echo Dot conta com quatro microfones de longo alcance que podem ser desativados com o pressionar de um botão posicionado na parte superior da caixa de som. O dispositivo funciona tanto via Bluetooth conectado a outros aparelhos como de maneira independente via Wi-Fi.

Em relação ao som, a Echo Dot conta com um speaker de 1,6 polegadas e saída de 3,5 mm para se conectar a outros alto-falantes. A caixinha de som ainda conta com conectividades Bluetooth e Wi-Fi. A Echo Dot também precisa estar sempre ligada à tomada, já que não possui bateria interna.

publicidade

Google Nest Mini

Lançada em outubro nos Estados Unidos, a caixa de som Nest Mini não demorou muito para chegar ao Brasil. O modelo de entrada do portfólio do Google tem funções básicas bastante parecidas com a da Amazon: comandos de voz que permitem reprodução de músicas, atender chamadas telefônicas ou então fazer buscas na web.

Enquanto a caixa da Amazon conta com quatro microfones, a do Google conta com apenas três. Apesar disso, a empresa diz que ela tem mais poder de reconhecimento de voz do que modelos anteriores, além de mais processamento para recursos de inteligência artificial exigidos pelo Google Assistente.

A Nest Mini conta com capacidade de reprodução de áudio em 360º com uso de um driver de 40 mm de diâmetro. O dispositivo conta com conectividade Bluetooth e Wi-Fi e ainda pode ser ligado ao Chromecast. A Nest Mini também precisa estar sempre ligada à tomada, já que não possui bateria interna.

Alexa e Google Assistente

Com especificações e recursos bastante parecidos, a grande diferença entre as duas caixas de som está na inteligência artificial que funciona como “cérebro” do dispositivo: a Alexa e o Google Assistente.

As duas caixas de som permitem que o usuário, com comandos de voz, realize algumas tarefas, como reprodução de música, buscas na internet, criação de lembretes e mais. Mas os dois assistentes têm diferenças entre si.

O Google Assistente possui um reconhecimento de voz aprimorado que se adapta à interação com o usuário para, assim, entendê-lo melhor. Já a Alexa aposta em suas “skills” e integração com diversos aplicativos de terceiros.

No geral, as duas ofertas são bastante competentes, mas o Google Assistente leva uma pequena vantagem por já estar disponível há mais tempo no Brasil e também já estar integrado a celulares Android – o que faz com que muita gente já esteja acostumada a lidar com a inteligência artificial do Google. Ainda assim, a Alexa tende a melhorar com o passar do tempo, com novas skills sendo adicionadas constantemente.