EnglishPortugueseSpanish
publicidade

O Instagram está disposto a financiar o custo de produção de vídeos de celebridades, desde que não falem sobre política ou eleição. Quem aceitar produzir vídeos para o IGTV, aplicativos para vídeos mais longos, “não deve incluir conteúdo sobre questões sociais, eleições ou política”, segundo contrato distribuído aos responsáveis pelo conteúdo.

A cláusula chamou a atenção de alguns influenciadores e produtores que foram abordados sobre a publicação de vídeos no aplicativo. 

publicidade

A atitude contrasta com a política do Facebook, que controla o Instagram e defende vigorosamente o discurso político online. A rede social de Zuckerberg tem sido criticado por permitir que políticos mintam em propagandas na rede, mas o CEO do Facebook argumenta que a liberdade de expressão e o debate político são muito importantes para a propaganda política. O contrato do IGTV vai contra esse discurso.

“Acreditamos que há uma pequena diferença fundamental entre permitir conteúdo político em nossa plataforma e financiá-lo”, afirmou um porta-voz da empresa. A política é exclusiva do Instagram, já que no Facebook Watch existem parceiros que lidam com política.

O Facebook tem sido duramente criticado por ajudar na disseminação de informações enganosas e falhar no combate à manipulação eleitoral. O Instagram tem recebido muito menos ruído, mas a liderança da empresa está preocupada com a forma na qual o aplicativo será usado nas eleições de 2020.

 

publicidade

Via: UOL