O rover Mars 2020 foi levado pela Nasa para realizar alguns testes em uma câmera de vácuo. A ideia é recriar o ambiente do planeta vermelho para verificar como ele se comporta quando se encontra em condições climáticas parecidas com as de Marte.

Um vídeo em time lapse do teste foi divulgado e mostra os engenheiros do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa, movendo o veículo espacial para a câmera em 9 de outubro. A agência espacial realizou uma grande operação para transferi-lo do Spacecraft Simulator Building para a câmara de testes.

publicidade

“Sempre que você move um veículo espacial, é um grande negócio”, disse Chris Chatellier, engenheiro do Mars 2020. “Há um técnico em cada esquina, e outros engenheiros e analistas de segurança estão monitorando e ajudando a cada passo dado. Cada movimento é coreografado, instruído e ensaiado”, completa.

publicidade

Depois que o rover foi testado na câmera de vácuo, ele foi levado de volta para a Unidade de Montagem de Naves Espaciais da JPL e os engenheiros do projeto começaram seus testes para verificar as emissões de rádio da espaçonave.

O rover está programado para ser lançado a partir da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, em julho de 2020. A sonda vai aterrissar na Cratera Jezero de Marte em fevereiro de 2021, onde procurará sinais de ambientes habitáveis e evidências de vida microbiana.

publicidade

Via: Space