Sabia que muitos smartphones podem rodar o Linux? OK, tecnicamente todo smartphone Android “roda Linux”, já que o núcleo do sistema operacional é o mesmo kernel Linux usado nas distribuições para os PCs. Mas aqui estamos falando de distribuições Linux completas, usadas como alternativa ao Android.

Infelizmente esse mundo do “pinguim no bolso” é bastante fragmentado, e pode ser difícil encontrar em um só lugar informações como quais aparelhos são suportados, por quais distribuições, qual o status, etc. Por isso o site tuxphones criou uma ferramenta online chamada “Can my phone run Linux?” (Meu telefone pode rodar Linux?).

Basta digitar o nome do smartphone e você verá uma lista das distribuições Linux (como o Ubuntu Touch ou PostmarketOS) que o suportam. Clique em “More information” para saber mais sobre o estado do suporte. Alguns aparelhos, por exemplo, estão em estágio alpha, o que significa que você até consegue dar boot no Linux, mas não fará muito além disso.

No geral o smartphones suportados são aqueles que tem ROMs customizadas e conseguem rodar um sistema de recuperação (recovery) alternativo, que permitirá instalar e executar sistemas não assinados pelo fabricante.

publicidade

Fonte: Tuxphones