Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (RS) e da Universidade de São Paulo encontraram, próxima à cidade de Santa Maria (RS), os ossos do carnívoro originário do período Triássico (aproximadamente 230 milhões de anos atrás), que tinha quase três metros de comprimento, pequeno, mas feroz.

Trata-se do Gnathovorax cabreirai – que significa “uma mandíbula para devorar coisas”, que possuía ainda os restos fossilizados tão bem conservados a ponto dos pesquisadores serem capazes de reconstruir parte da morfologia cerebral do animal e identificar características predatórias reveladoras. A descoberta foi publicada na semana passada na revista científica PeerJ.

“Os dinossauros predadores eram um componente ecológico importante dos ecossistemas mesozóicos terrestres. Embora os dinossauros terópodes tenham esse papel durante os períodos jurássico e cretáceo (e provavelmente a porção pós-carniana do Triássico), é difícil descrever o cenário carniano, devido à escassez de fósseis”, escreveu a equipe de pesquisa em seu estudo.

Os pesquisadores afirmaram ainda que o excelente estado do esqueleto e sua completude significam que o espécime lança luz sobre aspectos pouco compreendidos de toda uma classe de anatomia e cérebros dos dinossauros.

Via: CNET