EnglishPortugueseSpanish
publicidade

Câmeras de segurança e Dashcams (câmeras instaladas no painel de veículos) flagaram um meteoro nos céus dos EUA na última segunda-feira (11). A maioria das aparições foi próximo a St. Louis, no estado do Missouri, mas segundo a American Meteor Society (AMS) também foram registrados avistamentos em Indiana, Illinois, Kansas, Minnesota, Nevada, Nebraska, Oklahoma e Winsconsin.

publicidade

Segundo Bill Cooke, especialista do NASA Meteoroid Environments Office em Huntsville, no Alabama, o meteoro tinha o tamanho de uma bola de basquete e pesava cerca de 100 quilos. A velocidade calculada foi de mais de 53 mil km/h, mais de 40 vezes a velocidade do som. Isso causou um “estampido sônico”, um som como uma explosão, ouvido por algumas pessoas no solo.

O evento foi registrado como 5566-2019 na base de dados da AMS. Segundo Cooke, estamos na época da chuva de meteoros conhecidos como Taurídeos, porque parecem se originar na constelação de Touro. Na verdade são fragmentos do cometa 2P/Encke, que completa uma volta ao redor do sol a cada 3,3 anos.

Fonte: American Meteor Society

publicidade