A DJI, a maior fabricante comercial de drones no planeta, anunciou o desenvolvimento de um app para smartphones que permitirá a qualquer um identificar os drones que estão voando ao seu redor.

O objetivo, segundo a empresa, é oferecer mais “segurança e tranquilidade”. O medo de que drones não identificados e não rastreáveis possam ser usados para espionagem, que perturbem vôos comerciais ou que prejudiquem o bem-estar dos pedestres tem gerado uma demanda cada vez maior, tanto por parte do público quando das autoridades, por soluções do tipo.

O app é baseado na tecnologia Wi-Fi Aware, que permite a conexão e troca de dados entre dispositivos Wi-Fi sem a necessidade de uma infraestrutura tradicional com um roteador. Os usuários poderiam obter o número de identificação de um drone, bem como sua localização, altitude, velocidade e direção.

Brendan Schulman, vice presidente de políticas e assuntos legais na DJI, disse em declaração à Reuters: “criamos uma solução de indentificação remota que funciona com o que as pessoas já tem”. O sistema funcionaria com quaisquer drones modernos, independente do fabricante. O alcance seria de até 1 quilômetro.

publicidade

A expectativa é que o app esteja disponível já em 2020, se houver aprovação das entidades regulamentadoras.

Fonte: Reuters