Os celulares dobráveis são uma das novas febres do momento, com grandes marcas investindo nesse tipo de design, usando tecnologia para criar visuais inovadores. Um dos mais aguardados é o Huawei Mate X, que além de ser dobrável, já conta com o suporte para conexão 5G.

Em um evento realizado hoje (14), em São Paulo, o Olhar Digital pôde ter o gostinho de testar o aparelho por algumas horas. Confira a seguir um teaser mostrando mais detalhes dele.

 

publicidade

Primeiras impressões

O Huawei Mate X é um celular dobrável com duas telas, que quando abertas deixam o aparelho parecido com o tamanho de um tablet. No total, o celular pesa aproximadamente 290 gramas, o que lhe deixa um pouco pesado, mas isso não chegou a ser um incômodo em nosso teste.

Reprodução

Já outro detalhe que chama a atenção no corpo é a sua parte lateral, que é um tanto saliente e guarda as câmeras. Em um primeiro uso, estranhei a pegada do aparelho por conta dela, mas isso não chegou a me causar desconforto. Entretanto, quando o aparelho está dobrado, ele é bem grosso e isso pode incomodar algumas pessoas na hora de guardá-lo no bolso. Outro detalhe diferente é que o leitor de impressões digitais do Huawei Mate X fica no botão Power, que está na lateral do aparelho.

Reprodução

Em relação à qualidade da tela, o celular apresenta uma boa resolução e o Android também se mostra otimizado para alternar rapidamente entre o modo tablet e celular. Entretanto, ao passar o dedo na tela para usar o aparelho, o local onde o celular é dobrado fica com uma leve saliência de sua curvatura, o que pode ser um pouco incômodo, mas isso não é visível e também não afeta o seu funcionamento.

Rodar programas e jogos nele é uma tarefa bem agradável devido ao seu tamanho, sendo ele bem confortável para digitar e útil para fazer trabalhos. Como você deve imaginar, é possível usar ele como um celular comum ou como um tablet. Inclusive, caso você tenha o hábito de abrir mais de um programa ao mesmo tempo, algo diferente aqui é que os programas ficam separados em telas diferentes na vertical.

Reprodução

Para as câmeras traseiras, assim como outros aparelhos topo de linha da marca, a Huawei deixa o celular com três lentes principais, sendo uma wide de 40 megapixels, uma telegráfica de 8 megapixels e uma ultrawide de 16 megapixels. Aqui, infelizmente, não pudemos testar toda a sua capacidade, mas com poucas imagens capturadas, o resultado visto não decepcionou.

Reprodução

Inclusive, ainda na questão de imagens, algo bem positivo do aparelho, é que assim como smartphones de câmeras flip, o Huawei Mate X usa as suas lentes principais também para selfies. Já um recurso exclusivo bem interessante, é que ao estar dobrado, a pessoa que está tendo a sua imagem capturada pode ver a sua imagem em tempo real. Ou seja, ao menos em fotos, o Huawei Mate X segue a tendência da marca para capturar boas imagens.

Reprodução

Conclusão

O celular dobrável da Huawei traz um desempenho ótimo e mantém a famosa qualidade das câmeras, que a empresa chinesa trouxe para seus outros equipamentos. As funções em relação a tela ser dobrável talvez não seja útil para todo mundo, mas com certeza é bem útil para quem trabalha e gostaria de mais espaço para realizar as suas atividades com conforto e precisão.

Em nossa opinião, o único ponto que realmente poderia ser melhorado no aparelho é a saliência da tela, que como mencionado, não interfere na precisão dos comandos touch dados a ela. Por enquanto, ainda não existe uma previsão ou confirmação do lançamento do Huawei Mate X no Brasil.

Ficha técnica

  • Display OLED de 8.0 polegadas aberto;
  • Processador Octa-core HiSilicon Kirin 980 (7 nm);
  • GPU Mali G76;
  • 8 GB de memória RAM;
  • 512 GB de espaço para armazenamento;
  • Bateria de 4.500 mAh.