Quando éramos crianças, nossos pais alertavam sobre como nos sentávamos próximos a TV. Felizmente, não há casos de pessoas que ficaram cegas por isso, mas a preocupação não era completamente sem sentido.

Uma moradora da cidade de Shenzhen, na China, foi parar no hospital após perceber que perdeu a visão do olho esquerdo. Após exames, médicos determinaram que o uso do celular resultou na explosão dos vasos sanguíneos.

O médico Qiu Wangjian, do Hospital Popular de Songgang, disse: “A paciente ficou acordada até muito tarde usando o celular. Na manhã seguinte, assim que acordou, pegou o telefone novamente e começou a usá-lo”. “Cerca de cinco minutos depois, a paciente descobriu que não conseguia enxergar do olho esquerdo. Imagens tiradas do olho mostram grandes manchas de sangue na retina. Nós a diagnosticamos com retinopatia por valsalva”, completa.

Foto: AsiaWire

publicidade

Os médicos disseram que os vasos superficiais da retina estouraram por causa de “esforço físico”. Para corrigir a condição, os médicos usaram um laser para fazer um pequeno orifício na retina para permitir que o sangue flua dos vasos estourados.

Wangjian acrescentou: “Era importante que tratássemos rapidamente para que ela não sofresse efeitos a longo prazo”. Felizmente, a mulher não apresentava um quadro de danos muito graves e voltou a enxergar.

Esse não foi o primeiro caso registrado de dano ocular por conta do celular. Uma mulher em Taiwan tinha centenas de buracos nos olhos porque usava o telefone com brilho mais alto a noite. A explicação para esse caso é que seus olhos se tornaram injetados de sangue.

Seu médico disse que ela estava exposta a mais de 600 lúmens todos os dias durante dois anos, quando o nível diário recomendado é de aproximadamente 300 lúmens. De acordo com o site Mirror, expor os olhos a apenas duas horas com algo mais brilhante que 600 lúmens é como colocar os olhos no micro-ondas.

Via: LadBible