O Uber será obrigado a pagar uma multa de US$ 650 milhões em impostos referentes a direitos trabalhistas, como seguro-desemprego e invalidez, relativos aos últimos quatro anos. O valor foi estipulado pelo departamento de trabalho do Estado de Nova Jersey, que também afirmou que os motoristas são funcionários do aplicativo, não parceiros, como o próprio Uber se refere.

De acordo com informações da agência de notícias Bloomberg, o comissário de trabalho Robert Asaro-Angelo, disse que a empresa classifica seus funcionários de forma errada, e que não há motivo para que os motoristas da plataforma não sejam tratados como uma equipe de trabalho comum com horários flexíveis.

Um porta-voz da Uber, em declaração à Bloomberg, divergiu da decisão. “Estamos contestando essa determinação preliminar, que é incorreta, porque os motoristas são parceiros independentes em Nova Jersey e em qualquer outro lugar”, afirmou. 

A postura da empresa é bastante criticada por permitir que não se assuma responsabilidades trabalhistas, como o pagamento de salário mínimo. A Uber frequentemente se defende dessas críticas  alegando que tratar os motoristas como funcionários limitaria sua flexibilidade de fazer seus próprios horários.

publicidade

No Brasil, o STF decidiu este ano que os motoristas da plataforma não têm qualquer vínculo trabalhista com a Uber.

Via: Estado de São Paulo