A Microsoft revelou que planeja encerrar o aplicativo Cortana para iOS e Android em janeiro do ano que vem. O fabricante de software anunciou que a assistente virtual deixará as lojas de aplicativos de usuários no Reino Unido, Canadá, Austrália, Alemanha, México, China, Espanha e Índia no dia 31 de janeiro. A informação é do portal The Verge. Ao longo desse ano a Cortana foi se despedindo de outras plataformas e aplicativos, como aconteceu com o Skype em abril.

Ainda em depoimento ao portal, um porta-voz da Microsoft afirmou que “a Cortana é parte integrada de nossa visão mais ampla de levar o poder da computação a todas as nossas plataformas e dispositivos”. O porta-voz ainda explicou que, visando tornar a assistente virtual o mais útil possível, a empresa está integrando a Cortana mais profundamente aos aplicativos de produtividade do Microsoft 365 e parte dessa evolução envolve encerrar o suporte no Android e iOS.

Não está claro por quanto tempo o aplicativo para iOS e Android continuará em operação nos EUA após 31 de janeiro. A companhia também não informou se o aplicativo será mantido para os proprietários dos Surface Headphones, uma vez que a Cortana é usada para definir configurações e atualizar o ‘firmware’ desses dispositivos.

A chegada da Cortana para os sistemas operacionais aconteceu em dezembro de 2015, e o aplicativo foi originalmente projetado para conectar PCs e celulares com o Windows 10. Apesar disso, a Microsoft não conseguiu competir com outras assistentes digitais como a Alexa e o Google Assistente, segundo relevado pelo CEO da empresa, Satya Nadella.

publicidade

Agora, o foco é integrar a Cortana em partes mais focadas nos negócios da Microsoft 365. Além disso, a assistente virtual está sendo integrada diretamente no Outlook para iOS e Android, podendo ser usada para ler e-mails em voz alta.

 

Via: The Verge