Pesquisadores da Penn State University, nos EUA, anunciaram em um artigo na revista Nature um novo tipo de revestimento antiaderente que promete deixar seu banheiro muito mais fácil de limpar, e ainda por cima economizar água.

Batizado de LESS (Liquid Entrenched Smooth Surface), ele é composto por duas partes. A primeira é uma “camada base” que pode ser aplicada sobre aço carbono, cerâmica, porcelana e outros materiais. Ela adere à superfície e a cobre com minúsculos “fios” invisíveis ao olho nu. A segunda camada, à base de silicone, lubrifica os fios e os torna extremamente antiaderentes.

Com isso a sujeira, seja urina, fezes ou mesmo bactérias, não consegue aderir à superfície e é rapidamente levada embora por uma descarga. Como a sujeira “desce” mais rápido, é possível usar descargas mais curtas, e assim economizar água. E como não há aderência de bactérias, também não há os odores típicos de um banheiro.

publicidade

O composto é barato e é aplicado em um vaso sanitário com um simples spray em questão de minutos. A primeira camada é permanente, mas a segunda deve ser reaplicada a cada 500 descargas, em média. Segundo Tak Sing Wong, autor do estudo, para uma família de quatro pessoas isso significa uma reaplicação a cada duas semanas. Em uma empresa seria necessária uma aplicação a cada três dias.

Os pesquisadores criaram uma empresa chamada Spot LESS Materials para comercializar a descoberta, que já está disponível ao público. Um frasco da solução custa US$ 15, e o spray de manutenção custa US$ 12.

Fonte: The Verge