Dois pares de motores elétricos com mais de 800kW de potência de pico – algo em torno de 1100 cavalos de potência – e um torque assustador fazem com que o SC2, o novo conceito de carro elétrico da Karma Automotive, chegue de zero a 100 km/h em apenas 1,9 segundo.

Para se ter uma ideia do que esses números significam, a Ferrari mais potente do mundo combina um motor 3.9 V8 biturbo de 780 cavalos de potência (cv) com outros três motores elétricos para atingir uma potência combinada de 1000 cv. Mas o modelo italiano SF90 Stradale, considerada um marco na história da Ferrari, demora um pouco mais para atingir os 100 km/h; 2,5 segundos.

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Por enquanto, o modelo SC2, da Karma Automotive, é apenas um carro-conceito com design bastante futurista, mas dá indícios do nível de carros elétricos que pode chegar às estradas nos próximos anos.

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Tão interessante quanto a potência dos motores elétricos e o design inovador, são as tecnologias embarcadas no protótipo. Com a função “Drive and Play”, por exemplo, o motorista pode acionar um simulador de corrida dentro do veículo. Uma câmera tripla de alta definição combinada com sensores externos captura os movimentos em 360 graus do carro. Enquanto as câmeras gravam as imagens, a tecnologia inteligente presente no SC2 monitora e registra todo o resto: curvas, frenagem, aceleração…

Após a viagem, um projetor a laser adaptável exibe a viagem enquanto o veículo está estacionado. Um smartphone serve como o espelho retrovisor da cabine e transforma o carro em um verdadeiro simulador de direção, em que o motorista pode reviver seu passeio e treinar suas habilidades.

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Para Lance Zhou, CEO da Karma, o SC2 é uma “placa de sinalização para o futuro da empresa como uma marca orientada por tecnologia”. Zhou afirma que a plataforma do carro conceito é aberta e deve servir como um grande laboratório para novas tecnologias e parcerias. 

É bem provável que o SC2 chegue a ser produzido como um modelo comercial, mas certamente os recursos tecnológicos e o design apresentados no modelo vão certamente ganhar atenção para as próximas gerações de veículos elétricos.

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Fonte: TechCrunch / ArtOfGears