Uma subsidiária norueguesa da montadora Mitsubishi, a Cermaq, anunciou a inclusão do salmão em seu sistema de blockchain, visando a venda do produto em todos os supermercados da França. O peixe “de blockchain” será comercializado pela empresa de alimentos francesa Labeyrie, que disponibilizará QR Codes especiais nos rótulos das embalagens para que o consumidor escaneie e receba maiores detalhes sobre a jornada do salmão “do ovo à loja”.

De acordo com um material divulgado à imprensa, estes detalhes incluem a origem do salmão, como ele foi criado, seu tamanho após a transferência da água do mar, bem como a localização da instalação de cultivo. O recurso também vai compartilhar as informações de saúde e bem-estar, incluindo a dieta do salmão e até as vacinas recebidas.

O blockchain é utilizado pelas empresas, neste caso, para oferecer ao comprador um maior conhecimento da procedência dos alimentos. Para gerenciar esses dados, as companhias escolheram o pacote de software IBM Food Trust, que é especializado no rastreio de rotas de suprimento de alimentos com distribuição de registros particulares. A plataforma foi desenvolvida com o software de código aberto Hyperledger Fabric, lançado pela Linux.

“Este projeto contribui para tranquilizar os consumidores franceses de que o salmão que eles estão comprando foi cultivado de forma responsável e sustentável, é saudável e nutritivo e vem das belas, frias e cristalinas águas ao norte do Círculo Polar Ártico”, afirma Brede Lofsgaard, executivo da Cermaq.

publicidade

Outra empresa que se juntou ao blockchain recentemente foi a Nestlé, que fez uma parceria com a rede varejista Carrefour para colocar fórmulas de leite para bebês no sistema de rastreio, também usando o IBM Food Trust. A tecnologia segue em expansão e pode, em breve, estar nos produtos do mercado mais próximo de casa.

Fonte: The Next Web