A fabricante de montanhas-russas S&S apresentou um projeto revolucionário durante a Expo 2019 da IAAPA (Associação Internacional de Parques de Diversões e Atrações). A ideia consiste em uma montanha-russa quadridimensional 4D chamada “AXIS Coaster”, que oferece rotação independente de 360 graus do próprio assento, devido ao eixo transversal. 

 

A proposta não é oferecer o brinquedo mais veloz ou que dura mais tempo, mas sim levar sensações diferentes de todas já experimentadas às pessoas. O formato utilizado para sua criação existe desde 2002, e atrações como Inferno em Terra Mítica, na Espanha, e X2, da Six Flags Magic Mountain, nos Estados Unidos, usam o conceito. 

publicidade

No entanto, o diferencial da novidade da S&S em relação aos outros projetos são os assentos, que giram em 360 graus horizontalmente no sentido horário, algo inédito entre as construções semelhantes. A empresa trabalhou dois anos no AXIS, que possui uma pista de 622 metros de comprimento e 33,2 metros de altura. O percurso duraria 78 segundos, e exibe aceleração de 85 km/h 3,5 forças G.

Por ser um sistema muito intenso e radical, a fabricante não descarta a possibilidade de fazer algumas alterações para oferecer um produto divertido para ser apreciado em família. Até o momento, nenhum parque confirmou a aquisição do AXIS, mas é possível que negociações já estejam em andamento. Para promover a nova invenção, foi desenvolvido um protótipo em Utah, que se concentra em mostrar a capacidade do trem de passageiros e do sistema de transporte. 

Via: Xataka