O lançamento do Pokémon Sword & Shield rendeu milhões em vendas para a Nintendo, inclusive quebrando o recorde da empresa, mas não sem gerar polêmicas. Depois de críticas aos gráficos do jogo, agora o game é acusado de inutilizar completamente o Nintendo Switch. Game Freak e Nintendo ainda não se pronunciaram sobre o caso.

Após o lançamento dos novos jogos, alguns usuários começaram a ir até as redes sociais e fóruns para reclamar que seus consoles Nintendo Switch passaram a agir de maneira estranha, antes de “brickarem” completamente – esse erro faz o console virar um “tijolo”, incapaz de ligar e executar qualquer função.

publicidade

Ninguém sabia exatamente o que estava acontecendo, o que levou aos rumores das causas desse problema, principalmente envolvendo a memória NAND do Switch. Esses boatos aparentemente começaram no fórum 4Chan e se espalharam por outros sites, como o Reddit. Inicialmente, acreditava-se que a falha acontecia apenas em jogos comprados na eShop e armazenados em formatos específicos no console ou em cartões de memória, mas isso não se confirmou.

Segundo os rumores, o Pokémon Sword & Shield utiliza um tipo de memória que não deveria para realizar alguns processos. Normalmente, os jogos usam memória virtual para isso, funcionando como cache para aplicações. Ao mesmo tempo, existe a memória NAND, um espaço de armazenamento de dados flash que existe para realizar apenas ações de leitura e gravação. Porém, ela se desgasta com o uso.

Reprodução

Supostamente, a Game Freak teria feito com que a memória NAND fosse usada como memória virtual em Sword & Shield. Isso quer dizer que o game cria um volume massivo de processos para serem usados na memória, acelerando o fim da vida útil do Switch. Como os jogadores estariam jogando por horas, não demora muito para que o console pare de funcionar.

Foi criada uma lista com todas as menções ao problema do Switch parando de funcionar, e todas aconteceram enquanto os usuários jogavam Sword & Shield. Jogadores usando versões digitais e físicas de Pokémon, com cartões de memória formatados de maneira diferente, e com versões do console normal e Lite usaram as redes sociais para reclamar dos problemas, que vão desde o Switch não ligar até ele ficar travado em uma tela azul ou laranja.

Como as desenvolvedoras não se pronunciaram oficialmente, alguns jogadores indicaram formas de tentar evitar o erro. Dentre elas, desligar o autosave, ligar o modo avião e evitar que o console entre em modo Sleep quando o jogo estiver rodando.

Via: Voxel