As mulheres têm várias opções de contracepção (ato de evitar a gravidez), que vão de pílulas a implantes e injeções. Já os homens, além do uso de preservativos, têm apenas uma opção: a esterilização, que nem sempre é ideal, pois envolve cirurgia e pode ser difícil de reverter.

Mas esse cenário pode mudar em breve, já que pesquisadores na Índia concluíram os testes de uma injeção masculina de controle de natalidade. A única coisa que ainda está pendente é a aprovação regulatória.

“Os testes terminaram, incluindo estudos clínicos de fase 3 estendidos para os quais 303 candidatos foram recrutados com 97,3% de taxa de sucesso e sem efeitos colaterais relatados”, disse o pesquisador RS Sharma, cientista sênior do Conselho Indiano de Pesquisa Médica, ao jornal The Hindustan Times. “O produto pode ser chamado com segurança de o primeiro contraceptivo masculino do mundo”.

A vacina é um polímero que um médico injeta nos vasos deferentes de um paciente, sob anestesia local. É o mesmo tubo que é cortado durante uma vasectomia; bloqueá-lo com um polímero atinge o mesmo objetivo – impedir que o esperma saia dos testículos – sem exigir que um paciente seja submetido à cirurgia. Além disso, o novo contraceptivo perde sua potência após 13 anos, por isso não é tão definitivo quanto uma vasectomia.

publicidade

Agora que todo o processo de pesquisa e desenvolvimento já está concluído, o destino da injeção está nas mãos dos reguladores da Índia.

VG Somani, gerente de controle de drogas da Índia afirmou: “É o primeiro do mundo na Índia, por isso temos de ter cuidado extra com a aprovação, levará de seis a sete meses para que ela seja concluída”.

Via: Futurism