A Nasa aprovou mais cinco companhias na lista de possíveis entregadores de produtos na Lua. Agora, o total de empresas que podem executar esse serviço chega a 14, mostrando mais um avanço para a indústria do comércio espacial.

As cinco marcas autorizadas pela Nasa são: Blue Origin, SpaceX, Ceres Robotics, Sierra Nevada Corporation e Tyvak Nano-Satellite Systems. Isso não significa necessariamente que todas essas companhias irão de fato para a Lua em nome da agência espacial norte-americana, mas sim que poderão oficialmente pleitear uma chance. Juntamente com outras nove empresas já selecionadas, as propostas serão consideradas pela NASA baseadas em custo, viabilidade e outros fatores.

A SpaceX, empresa de Elon Musk, teve um problema com seu protótipo de nave espacial recentemente. Durante um teste para simular as condições de frio extremo que a espaçonave poderia enfrentar durante o voo, a Starship Mk1 não resistiu e explodiu. No entanto, o empresário está otimista, dizendo logo após o incidente que a companhia mudará para um design mais avançado.

Reprodução

publicidade

A empresa de Musk contará também com a ajuda da Nanoracks, que desenvolve uma tecnologia para ser lançada a bordo de uma nave da SpaceX. Essa ferramenta será capaz de cortar metal no espaço, sendo essa a primeira vez que um equipamento robótico faz isso. O objetivo é usar essa tecnologia para reutilizar peças de espaçonaves, dando a elas novas vidas – como plataformas de pesquisa, satélites ou até habitats em órbita.

Ainda sobre Elon Musk, a apresentação de sua picape Cybertruck, feita semana passada, permitiu que o empresário notasse que o aço usado na carroceria do veículo é o mesmo material desenvolvido pela SpaceX e usada em suas naves. Isso pode facilitar o desenvolvimento dos veículos espaciais.

Outra empresa incluída nessa nova lista é a Sierra Nevada Corporation (SNC), que atualmente desenvolve a Dream Chaser, uma espaçonave reutilizável que pousa como o Space Shuttle. Em um evento no Cabo Canaveral, na Flórida, a companhia revelou a “Shooting Star”, um container de carga ejetável de uso único para aumentar a versatilidade do Dream Chaser.

Via: TechCrunch