A Amazon anunciou na segunda-feira (25) uma atualização relacionada à IoT, Internet das Coisas, que, em grande parte, promete facilitar a introdução da mesma tecnologia em outros dispositivos. O anúncio traz o Alexa Voice Service, que disponibiliza a assistente de voz para fabricantes de hardware.

Devido a novidade, profissionais conseguem embutir o sistema da Alexa com chips de baixa potência e 1 MB de RAM. Até o momento, para realizar essa ‘duplicação’ era necessário pelo menos 100 MB de RAM e um processador ARM Cortex A-class.

Com a nova disponibilidade, será comum ver outros produtos com sistemas operacionais semelhantes ao da Alexa. Obviamente alguns utensílios como lâmpadas não irão manter um diálogo, mas todos os objetos serão capazes de detectar palavras de ativação para iniciar sua funcionalidade. 

O vice-presidente da AWS, Dirk Didascalou, afirmou que “o dispositivo pode ser burro. A única coisa que o dispositivo ainda precisa fazer é ativar a detecção de palavras. Isso precisa ser entendido no dispositivo”. O profissional observou que, com os novos processadores de menor potência da NXP e da Qualcomm, os OEMs podem reduzir sua lista de materiais em até 50%, o que torna a adaptação mais atraente para muitas empresas.

publicidade

“Isso apenas abre o que chamamos de inteligência ambiental real e espaço de computação ambiental”, complementa. “Como agora você não precisa identificar onde está o hub, basta falar com seu ambiente e ele pode interagir com você”.