A Nintendo batalha há décadas contra a pirataria. Desta vez, a produtora quer anular qualquer link de pesquisa que direcione o usuário para conteúdos ilegais. Ao invés de notificações regulares da DMCA (Lei dos EUA sobre direito autoral), a empresa de jogos usa reclamações antievasão para que o Google remova URL’s de softwares de jailbreak e adaptadores de cartão flash de seu mecanismo de busca. O programa Team-Xecuter é o alvo principal, mas a empresa também visa lojas legítimas, como a Newegg.

A companhia possui uma divisão antipirataria interna que sinaliza ameaças recentes e, eventualmente, fornece orientações de fiscalização. A iniciativa resultou em diversas ações contra sites de ROM, bem como para bloqueio de outros portais. A atitude também situa e-commerces que vendem adaptadores de cartão de memória R4i.

publicidade

No entanto, nos últimos meses a empresa adotou outra estratégia para limitar a disponibilidade desses sites em todo o mundo, recorrendo diretamente ao Google. A empresa de jogos enviou avisos de remoção para o mecanismo de busca, tentando derrubar milhares de URLs. Porém, essas solicitações não são garantia de banimento oficial. Pensando nisso, a Nintendo sinaliza os sites por violar a disposição anti-evasão da DMCA.

“As medidas de proteção tecnológica da Nintendo (‘TPMs’) garantem que apenas cópias oficiais de seu software de jogo possam ser reproduzidas nos sistemas de videogame da Nintendo”, escreve a Nintendo.

publicidade

“Os dispositivos, produtos ou componentes de evasão oferecidos nos links relatados ignoram os TPMs da Nintendo, para que os usuários possam reproduzir cópias não autorizadas dos arquivos de jogos da Nintendo que são oferecidos ilegalmente pela Internet”, acrescenta em comunicado.

Embora o Google tenha optado voluntariamente por retirar as URLs, não é necessário deixar uma opção de contranotificação. A situação coloca os sites “piratas” em desvantagem.