O período beta do Android 10 foi uma loucura. Diversos novos recursos foram testados, como navegação por gestos e ajustes nas notificações, que aconteciam mensalmente. O ciclo de desenvolvimento também significa que algumas funcionalidades anunciadas anteriormente foram removidas. Veja abaixo alguns desses recursos:

Gravador de tela

O Android ainda não possui um gravador de tela embutido. Seu rival iOS não apenas tem o recurso, como também permite capturar o áudio interno do sistema. O Android 10 parecia ter resolvido esse problema, mas, infelizmente não chegou a versão final. Um gravador de tela experimental apareceu no beta e podia ser ativado no aplicativo. O recurso não funcionou, mas mostrou que o Google se interessa pela ideia.

Compartilhamento rápido

publicidade

O iOS possui um recurso chamado “AirDrop” há anos, que permite que as pessoas enviem fotos, sites, contatos e outros dados para qualquer pessoa próxima, sem trocar informações anteriores. Durante o período beta do Android 10, foi descoberto um recurso chamado “Fast Share”, que localizava telefones próximos via Bluetooth e transferia arquivos por uma conexão Wi-Fi direta. A boa notícia é que o recurso ainda está em desenvolvimento, segundo Mishaal Rahman, do XDA Developers, e pode aparecer em alguma atualização futura.

Regras

O recurso Regras foi descoberto dentro de um APK do sistema e conseguiu ser ativado no Android Beta 5, mas oficialmente não foi oficialmente colocado em testes. A aplicação permitia configurar tarefas simples de automação no smartphone. Um exemplo seria configurar o telefone para ativar o modo “não incomodar” ao se conectar à rede Wi-Fi do trabalho.

Botão Traduzir

Nas fases posteriores da fase beta do Android 10, o Google desenvolvia um recurso de tradução para a tela Recentes. Assim como é possível selecionar texto de aplicativos na tela em alguns dispositivos, a desenvolvedora adicionou um botão do Google Tradutor aos aplicativos.
O recurso não chegou aos betas públicos para testes de usuários nem no lançamento final.

Modo escuro automático

O Android 10 trouxe um dos recursos mais requisitados para o sistema operacional: o modo noturno. No entanto, o Google não implementou um modo noturno com ativação automática, dependendo do horário. O fato da Samsung já ter adicionado o recurso em alguns celulares deixa a ausência do recurso ainda mais estranha.

Notificações adaptáveis

O Android 10 teve muitas alterações na forma como as notificações funcionam, com ajustes na classificação, opções de alerta mais simples e muito mais. Uma dessas alterações poderia ser as “notificações adaptáveis”, um recurso que apareceu na versão Beta 4 e desapareceu logo depois.
A ferramenta tinha duas opções. Na primeira, “priorização automática”, prometia não avisar o que o sistema considerava como notificações de baixa prioridade, como spam em aplicativos de e-mail e outras mensagens não importantes. A segunda opção era adicionar ações e respostas sugeridas as notificações.

Menções honrosas

Alguns recursos planejados para o Android 10 acabaram sendo exclusivos de Pixel, mesmo que temporariamente.

  • Navegação por gesto em launchers de terceiros
  • Temas de pixel
  • Transcrição de áudio em tempo real
  • Abrir notificação deslizando para baixo no Pixel Launcher

Via: Android Police