Categoras: Notícias

Este Raspberry Pi está pronto para invadir o ciberespaço

Em ‘Neuromancer’, uma das pedras fundamentais do gênero cyberpunk escrita por William Gibson, hackers usam poderosos computadores portáteis chamados Cyberdecks para acessarem o ciberespaço. Hoje em dia, temos algo ainda mais poderoso e portátil, os smartphones, mas isso não impede os fãs da cultura cyberpunk de criar máquinas baseadas em sua estética.

E foi essa a inspiração para o “Raspberry Pi Recovery Kit”, construído por Jay Doscher. A máquina é baseada em um Raspberry Pi 4, montado em uma caixa à prova d’água e com teclado ortogonal (com as teclas alinhadas verticalmente) integrado à tampa, como nos antigos PCs portáteis. Equipado com uma tela LCD de 7 polegadas sensível ao toque e bateria interna, o computador pode ser usado em qualquer lugar.

Chaves sob a tela permitem desligar e ligar individualmente os componentes para economizar energia e duas portas USB possibilitam a conexão de periféricos. Há até mesmo dois conectores circulares de 6 Pinos, que dão acesso às portas de uso geral (GPIO) do Raspberry Pi, permitindo expansão futura.

Para completar o pacote, um switch de rede Netgear com cinco portas foi integrado ao lado do LCD. “Se você estiver em um ambiente onde a energia é limitada e precisar configurar uma rede autônoma, o Raspberry Pi poderá funcionar como servidor DNS, DHCP ou Web, de forma muito parecida com um roteador tradicional”, diz Doscher em declaração ao site The Verge.

Na página do projeto, Doscher detalha o processo de construção, com fotos de componentes e das várias etapas, bem como as decisões que tomou durante a criação da máquina. Se você algum dia já sonhou em construir seu próprio computador, este é um excelente ponto de partida.

Esta post foi modificado pela última vez em 28 de novembro de 2019 19:11

Compartilhar
Deixe seu comentário
Publicado por
Rafael Rigues