O norte-americano Reuben Burciaga jura que só queria uma bela foto aérea de uma roda-gigante, mas ele não fazia ideia de quanto isso iria lhe custar.

Em junho de 2018 ele pilotava seu drone DJI Phantom 3 em Las Vegas, nos EUA, quando subitamente perdeu o controle da aeronave. Sem ninguém no comando, ela ficou à deriva por cerca de cinco quilômetros, enquanto sobrevoava alguns pontos turísticos da cidade como os cassinos Caesar’s Pallace e Bellagio, a uma altura de 130 metros.

Com as baterias quase esgotadas o drone acionou o pouso automático e, para azar de Reuben, aterrisou dentro do Aeroporto Internacional McCarran, a apenas alguns metros de uma pista de pouso ativa. Ele foi recolhido por funcionários do aeroporto que o entregaram à FAA, agência que fiscaliza e regulamenta a aviação civil nos EUA (similar à nossa Anac).

As autoridades localizaram o proprietário graças ao número de registro do drone, e entregaram a Burciaga sua aeronave e uma multa de US$ 14.700 por violar nove itens das regras para uso de drones privados nos EUA. Entre elas: voar sem autorização, sobre espaço aéreo controlado, sobre outras pessoas e colocar outras aeronaves em risco.

publicidade

Como Burciaga não pagou nem contestou a multa dentro do prazo estabelecido, ela aumentou para US$ 20.000, o que segundo ele é metade de seu salário anual. “Tudo isso por causa de uma foto”, disse.

Reuben pode não ter conseguido sua foto, mas pelo menos tem belas imagens de lembrança: isso porque o drone filmou todo o passeio. O vídeo foi parar em seu canal no YouTube, onde já tem mais de 20 mil visualizações.

Fonte: DroneDJ