Alguns usuários relataram um bug que aparentemente “mata” o Wi-Fi quando se aumenta a resolução no Raspberry Pi 4. Enquanto o dispositivo é um grande avanço para a plataforma, oferecendo um grande aumento de CPU e suporte para dois monitores, ele não está livre de problemas.

O Wi-Fi do Pi 4 para de funcionar se estiver produzindo a 2.560 x 1.440 ou superior via HDMI, de acordo com a observação do desenvolvedor Enrico Zini em seu blog. Zini acrescenta que se as resoluções estiverem 2.048 x 1.080 ou menos ainda funcionam bem.

O desenvolvedor analisou que foi capaz de reproduzir essa falha do Raspberry Pi 4 por meio de duas saídas microHDMI, dois cabos HDMI diferentes (incluindo um com adaptador HDMI para microHDMI), três dispositivos Raspberry Pi 4 distintos, quatro fontes de alimentação e dois cartões SD diversos.

Vários usuários do Raspberry Pi Forum também notaram essa falha, embora não esteja claro o que está causando o problema. Alguns sugeriram que isso pode ter relação com o consumo de energia, interferência de acessórios ou software. Também é possível que esse não seja um problema generalizado, e sim com alguns determinados dispositivos.

publicidade

Essa, contudo, não seria a primeira falha detectada pelos usuários do Raspberry Pi 4, visto que a porta de carregamento USB-C do computador possui “circuitos de detecção incorretos”. Essa falha de design significa que o usuário não pode alimentar o dispositivo com os mesmos cabos USB-C usados por muitos smartphones e laptops.

O chefe do Raspberry Pi Foundation, Eben Upton, apresentou uma possível solução para o problema, após ser informado de que Enrico Zini e diversos outros usuários descobriram o desligamento do Wi-Fi em altas resoluções. Para Upton, o problema pode ser causado pelos cabos HDMI.

“Difícil saber qual o problema, mas é exatamente o que eu esperaria se alguém estivesse usando cabos HDMI mal blindados”, comentou Upton. “Um cabo mal protegido irradia mais ou menos 20dB mais alto do que um cabo adequadamente blindado. Eu ficaria muito surpreso se este for um problema de hardware com o próprio Pi”.

Apesar da resposta dada por Upton, não há ainda uma palavra definitiva sobre a causa. No entanto, quem está sofrendo com o problema pode tentar a troca dos cabos HDMI e testar a teoria do executivo.

Via: Android Authority