École 42, uma das maiores escolas francesas de programação do mundo, está com inscrições abertas para a primeira turma de alunos no Rio de Janeiro. Gratuito e sem a presença de professores, o Campus do Rio de Janeiro começa com 150 vagas, podendo se estender a 450 alunos ao longo da seletiva.

O processo seletivo é formado por três etapas. Para se inscrever, basta acessar o site da escola. A primeira fase é online e consiste em um jogo que avalia memória e raciocínio lógico. O candidato aprovado no teste deve se atentar à abertura das vagas para o “Check In”, a segunda etapa do processo. Nele, toda a metodologia e história da instituição serão explicadas, além de ser possível esclarecer dúvidas. Essa etapa é presencial e acontece no campus da 42.

publicidade

A última fase é denominada “Piscina” e é considerada a mais desafiadora de todas. Os candidatos fazem uma imersão no campus da 42 | RIO durante um período de 28 dias, no qual terão contato com toda a estrutura da escola, conhecendo suas técnicas de ensino, além de aprenderem a trabalhar em grupos, já que para superar alguns desafios será necessário trabalhar em equipe. Todo esse processo determinará quem fará parte da primeira turma.

Só estão aptos a ingressar os candidatos que tenham a partir de 18 anos, sendo que nenhuma experiência anterior com programação é exigida. “A nossa única exigência, se assim podemos dizer, é que o aluno seja bastante interessado em aprender a programar e tenha comprometimento e dedicação”, complementa Leonardo Filardi, responsável pela operação da 42 | RIO.

publicidade

A metodologia da École 42 possibilita aos estudantes uma nova forma de aprendizado, visto que o trabalho é baseado em situações da vida real. “Ao invés de o aluno apenas seguir orientações, copiar informações do quadro e memorizar tudo para a prova, agora ele tem a oportunidade de desenvolver projetos complexos com seu grupo de trabalho, aprendendo na prática e avaliando de forma crítica e conjunta o resultado final”, explica Filardi. O programa da escola dura em média três anos, contendo 21 níveis.

A realização é da Fábrica de Startups Brasil, empresa que conecta corporações e startups para que inovem juntas. O lançamento do projeto aconteceu em dezembro de 2018 na sede da aceleradora, com a participação do CEO Hector Gusmão e representantes franceses da 42.

publicidade

Via: PCWorld