A imagem pública do Facebook está em um momento tão negativo que a equipe de relações públicas da empresa criou um chatbot com inteligência artificial para ajudar seus funcionários a responder críticas. A fermenta, chamada Liam Bot, ajuda a orientar os empregados em conversas difíceis sobre as várias controvérsias que o Facebook se envolveu nos últimos anos.

A ferramenta foi lançada pouco antes do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, segundo o New York Times. As respostas são escritas pela equipe de relações públicas da empresa e são alinhadas com as declarações públicas da equipe executiva. Liberdade de expressão, intromissão nas eleições, moderação e diversos outros tópicos são abordados.

publicidade

Quando perguntado sobre discurso de ódio, por exemplo, o Liam Bot responde com frases como “o Facebook contratou mais moderadores para policiar seu conteúdo” ou “regulamentação é importante para resolver o problema”.

O Facebook enfrentou uma série de crises sem precedentes nos últimos anos, começando com seu papel como ferramenta de desinformação muito eficaz durante as eleições de 2016. A rede social se envolveu em diversas controvérsias, como o escândalo da Cambridge Analytica e políticas sobre anúncios políticos.

publicidade

A enxurrada de críticas dificultou o recrutamento de novos trabalhadores e resultou no aumento do número de funcionários sondando ex-colegas sobre a perspectiva de emprego em outras empresas, segundo a CBNC.

O tópico moral dos funcionários também tem sido uma preocupação constante, especialmente porque a abordagem do Facebook à transparência radical com os funcionários levou a vazamentos sérios nos últimos meses.

publicidade

Em outubro, o The Verge publicou áudios e transcrições de uma sessão de perguntas e respostas que Mark Zuckerberg fez com os funcionários, revelando pensamentos e sentimentos pessoais sobre vários tópicos. O vazamento é uma rara quebra do pacto de sigilo que o Facebook cultiva com seus funcionários, o que mostra que sua moral está diminuindo.

A resposta do Facebook a esse cenário, pelo menos para agradar amigos e familiares dos funcionários, veio na forma do chatbot de inteligência artificial. “Nossos funcionários solicitam regularmente informações para usar com amigos e familiares sobre tópicos que estão no noticiário, especialmente nos feriados de fim de ano”, concluiu um porta-voz do Facebook.

publicidade

Via: The Verge