Foi-se o tempo em que a Tesla poderia ser a única no mercado de automóveis a lançar uma picape elétrica. A produção da Cybertruck, anunciada há menos de duas semanas, acompanha a tendência do setor, que está ganhando força e, naturalmente mais concorrência.
Nessa briga de veículos elétricos que chamam a atenção do público, seja pelo design, com linhas futuristas, ou pela força incrível de tração, o Olhar Digital comparou a recém-anunciada Tesla Cybertruck aos autos Bollinger B2, Rivian R1T, Hercules Alpha e Atlis XT. A seguir, comparamos potência, torque, carga útil, custo, capacidade de reboque e autonomia de cada uma dessas concorrentes.
Começaremos pela potência e torque. A Tesla não divulgou números precisos, mas sabe-se que o Cybertruck terá três motores. Isso leva a crer que seu desempenho será superior ao do Model S, cuja configuração de motor duplo possui 762 cavalos de potência e 980 Newton-metro de torque.
O Bollinger, por sua vez, tem uma visão diferenciada. Seu foco em off-road torna a potência e o torque menos preocupantes. Contudo, o desempenho não foi abandonado. O B2 traz 614 cavalos de potência e 906 N.m de torque, também com motor duplo.
Já o R1T é uma comparação mais justa com o caminhão da Tesla, visto que é mais focado nas estradas. Ele tem quatro motores, um para cada roda. Apresenta diversas configurações, mas o veículo de alta performance terá uma potência de 750 cavalos e um torque de 1.124 N.m.
Apenas algumas informações sobre o Hercules Alpha foram reveladas, e uma delas é seu sistema de acionamento com quatro motores, totalizando 1.000 cavalos de potência, e um AWD avançado de torque. Da mesma forma, o Atlis XT vem com quatro motores independentes de tração, mas suas configurações não foram especificadas ainda.
Talvez um dos pontos mais críticos para um potencial comprador de um veículo elétrico é sua autonomia. Mesmo que a maioria das pessoas não ande mais do que algumas dezenas de quilômetros.
Aqui, Cybertruck e XT (em sua melhor configuração) empatam na liderança, com 804 km para ambos. Deve-se levar em conta que um valor dessas proporções chega a ser absurdo, então a bateria terá de ser grande o suficiente para tornar isso possível, o que pode afetar adversamente outros aspectos do desempenho, como manuseio e frenagem. A Atlis estima que, no total, a bateria do XT tenha vida útil de mais de 1,6 milhão de quilômetros.
Em seguida, temos o R1T, com 643 km de autonomia. Tal qual os modelos citados anteriormente, há muito peso a ser considerado. Na configuração média, o Atlis XT também alcança esta marca. O modelo Hercules aparece depois, cuja estimativa de autonomia de 482 km por carga, assim como a menor configuração do XT. Por fim, o Bollinger B2 que, apesar de ser o mais capaz no off-road, não apresenta uma autonomia impressionante. A estimativa é que o B2 faça 321 km por carga.
Outro ponto importante a se mencionar é a velocidade de recarga, divulgada apenas pela Rivian e pela Atlis. O R1T suporta carregamento rápido DC de até 160 quilowatts, rápido o suficiente para carregar em 30 minutos – supondo que esse tipo de carregador seja fácil de encontrar. Em carregadores de nível 2, o tipo mais comum em pontos de recarga pública, a empresa diz que o caminhão é recarregado em oito horas. Já o XT, em recarga rápida, fica pronto para uso em 15 minutos. Não foi especificado como será em um carregador comum.
Os compradores de caminhões se preocupam com a capacidade potencial do veículo de transportar e rebocar praticamente qualquer coisa. Então, quando se trata de capacidade de reboque, como se comportam os nossos concorrentes?
Em primeiro lugar aparece o Atlis, que alega poder transportar 7,7 toneladas. No entanto, as configurações finais do veículo variam, com o peso total do carro somado às cargas rebocadas variando de nove a quase 16 toneladas. A segunda posição é do Cybertruck, capaz de carregar 6,3 t no reboque. O próximo na lista é o Hercules Alpha, com 5,6 toneladas. Em seguida aparece o Rivian, que reivindica quase cinco toneladas. O último lugar da categoria é ocupado, novamente, pelo Bollinger, capaz de transportar apenas 3,4 toneladas.
Em relação à carga útil, o B2 sai na frente, com uma capacidade reivindicada de 2.300 kg. Assim como na carga de reboque, o XT tem configurações variando entre 450 kg e 2.300 kg. Na sequência, o Alpha ocupa o lugar, alegando uma capacidade de 1.100 kg de carga útil. Os outros veículos do comparativo não divulgaram valores para esta categoria.
Por último, e não menos importante, chegamos à questão que mexe com o bolso. Quanto custará cada um desses veículos? Apesar dos preços serem listados originalmente em dólares, vamos convertê-los em reais.
Infelizmente, nem todos os preços foram divulgados. É o caso do Hercules Alpha. A Tesla, por sua vez, diz que a Cybertruck custará a partir de R$ 166 mil. Contudo, ao lançar seu Model 3, a empresa fez o mesmo tipo de anúncio, mas o valor permaneceu o mesmo por pouco tempo. Só sabemos que será caro (principalmente os modelos mais completos).
Da mesma forma, a picape da Atlis custará a partir de R$ 189 mil, em seu modelo mais básico. O terceiro da lista é o Rivian R1T, que começa em R$ 290 mil. Assim como suas concorrentes, a montadora não especificou valores de seus modelos mais completos. Logo, podemos prever que eles cheguem na casa dos R$ 400 mil.
Mais uma vez na última colocação, temos o Bollinger B2, com um preço inicial salgado: R$ 526 mil. O B2 é como um sucessor do caminhão Hummer H1, no qual se gasta muito pelas capacidades off-road e design robusto, mas não é muito mais que isso.
Uma categoria que optamos por não comparar é o estilo de cada picape. Cada montadora tem uma ideia muito diferente de como deve ser um caminhão elétrico, indo desde veículos muito parecidos com as caminhonetes tradicionais, até a picape futurista da Tesla. Com o tempo, saberemos se o estilo afetará os compradores tradicionais, assim como as respostas para outras perguntas que ainda pairam sobre os caminhões elétricos.
Modelo | Potência (em cavalos) | Torque (em Newton-metro) | Carga útil (em kg) | Capacidade Reboque (em toneladas) | Autonomia (km/carga) | Custo (em milhares de reais) |
Tesla Cybertruck | 762 | 980 | N/D | 6,3 | 804 | 168 |
Atlis XT | N/D | N/D | 450 – 2.300 | 7,7 | 482 – 804 | 189 |
Bollinger B2 | 614 | 906 | 2.300 | 3,4 | 321 | 526 |
Rivian R1T | 750 | 1.124 | N/D | 5 | 643 | 290 |
Hercules Alpha | 1000 | N/D | 1.100 | 5,6 | 482 | N/D |
Esta post foi modificado pela última vez em 5 de dezembro de 2019 21:30
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