O governo russo continua com seus esforços para controlar o acesso à internet dentro de suas fronteiras. Após o presidente Vladimir Putin reclamar que a Wikipedia “não é confiável”, uma resolução governamental determinou a construção de um novo site para a “Grande Enciclopédia Russa”, que irá oferecer “informação confiável que é constantemente atualizada com base em fontes de conhecimento cientificamente verificadas”.

Segundo Putin, o novo site oferecerá “informação confiável de uma forma moderna”. De acordo com Sergei Kravets, editor da Grande Enciclopédia Russa, em declaração dada em 21 de novembro à agência de notícia TASS, o desenvolvimento do portal terá um custo de cerca de R$ 130 milhões.

publicidade

Publicada em papel entre 2004 e 2017, a Grande Enciclopédia Russa é “sucessora espiritual” da Grande Enciclopédia Soviética, impressa entre 1926 e 1990. Uma versão online já existe, embora com uma quantidade limitada de artigos. Uma resolução assinada pelo primeiro ministro Dmitry Medvedev também determina a criação de um centro nacional de pesquisa e educação para a enciclopédia.

O governo russo tem uma relação conflituosa com a Wikipedia. Em 2015 o site inteiro foi bloqueado dentro do país por causa de um artigo que continha informações sobre a maconha, com base em uma lei russa que bane sites com “material relacionado às drogas”.

publicidade

Fonte: Reuters