Ao conversar no WhatsApp com os seus contatos não é incomum que você acabe trocando arquivos com eles, o que envolve diversas imagens e até mesmo vídeos. Apesar de essa ser uma prática bem divertida, quem não tem muito espaço livre no aparelho pode acabar ficando com pouco espaço em pouco tempo devido a eles.

Por sua vez, o WhatsApp até possui algumas ferramentas para fazer a limpeza das conversas e de seus arquivos, mas elas nem sempre são eficientes e alguns resíduos deles ainda permanecem em seu celular. A seguir, veja como fazer uma limpeza completa no WhatsApp de seu celular.

Saiba como recuperar conversas do WhatsApp

Importante

O método a seguir abordado para o Android faz o uso de um aplicativo não oficial, que oferece mais recursos que o próprio mensageiro. Quem faz uso do WhatsApp no iPhone precisa recorrer apenas as ferramentas oficiais do aplicativo, que esse tutorial do Olhar Digital explica como usar.

publicidade

Como fazer uma limpeza completa do WhatsApp no Android

Para realizar a tarefa mencionada acima existem várias opções disponíveis na Google Play, sendo que o Olhar Digital testou algumas delas e mostra a seguir como utilizar a mais eficiente encontrada. Antes de prosseguir com a limpeza, fica o aviso para tomar cuidado ao excluir a “Base de dados”, que quando é apagada, exclui o backup local de suas conversas do WhatsApp. Confira:

1. Acesse a Google Play e realize o download do aplicativo Limpador para WhatsApp;

Reprodução

2. Abra o aplicativo normalmente pela primeira vez e conceda a permissão para que ele acesse os seus arquivos. Essa permissão é necessária para o funcionamento correto do programa;

Reprodução

3. Para fazer uma limpeza completa, selecione todos os itens que aparecem em sua lista inicial ou apenas os que desejar e toque em “Limpar dados selecionados”. Nas mensagens que surgem, confirme a exclusão dos arquivos.

Reprodução

Se você não quiser apagar todos os arquivos de determinado tipo, também existe a possibilidade de escolher o que será apagado. Para isso, siga esses passos:

1. Abra o aplicativo normalmente e toque em um tipo de arquivo desejado;

Reprodução

2. Toque e segure sobre os itens que você deseja apagar e clique no ícone representado por uma lixeira. Na mensagem que surge, toque em “Sim”.

Reprodução

Pronto! Agora, você já sabe como fazer uma limpeza completa do WhatsApp no Android. A grande vantagem de usar esse método explicado acima, é que você não precisa excluir os arquivos de cada conversa individualmente, o que pode lhe salvar bastante tempo.

Aprenda também como recuperar contatos apagados do celular no passo a passo que preparamos!