O Chrome vai dar uma nova função ao dinossaurinho que já é uma marca do navegador. O Google está desenvolvendo novas formas de compartilhar um site entre celulares, e o personagem será parte fundamental do novo sistema, que envolve QR Codes.

O recurso já deu as caras no Chrome Canary, a versão mais instável e experimental do Google, mas ainda não está funcional. Para ter acesso à ferramenta, é necessário mexer nas flags do navegador, as configurações avançadas que muitas vezes são “secretas” por serem omitidas ao usuário comum.

Para usar o QR Code, o usuário teria que acessar o menu no canto superior direito. Ao fazer isso, a tela mostrará um código visual que pode ser escaneado pela câmera de um celular para acessar a página facilmente em outro dispositivo, sem qualquer necessidade de digitar URL ou sincronizar aparelhos na nuvem.

Reprodução

publicidade

O dinossauro do Chrome estaria bem no centro deste QR Code, de acordo com um commit no fórum de desenvolvimento do Chromium, o navegador de código aberto que serve como a fundação do browser do Google. Pela página, o recurso já está sendo ativamente preparado, embora não esteja pronto.

Não seria a primeira vez que o Google daria uma finalidade nova ao dinossauro, que nasceu apenas como símbolo de falta de conectividade. Ele já é um joguinho embutido no navegador, que pode ser acessado quando você está sem internet para matar o tempo desde 2014, e aos poucos se tornou um mascote não-oficial do Chrome e sua equipe de desenvolvimento.