Muitas fabricantes de carros afirmam com frequência que sua tecnologia de corrida leva a melhorias nos veículos de estrada. Entretanto, neste caso, a Jaguar está oferecendo uma atualização para seu carro elétrico I-Pace que promete até 20 quilômetros de autonomia extra, graças aos conhecimentos práticos adquiridos a partir da série de corrida I-Pace eTrophy.

A montadora aumentou a eficiência da distribuição de torque AWD do veículo, reduziu o uso das pás do radiador que conservam sua temperatura (melhorando a aerodinâmica) e permitiu que a bateria funcionasse com um estado de carga mais baixo sem comprometer o desempenho ou a durabilidade.

Outros ajustes vêm simplesmente dos dados de direção da vida real. O sistema de frenagem regenerativa ficará mais eficaz na recuperação de energia, tanto em baixas velocidades, quanto em altos níveis de bateria, enquanto as previsões de autonomia devem ser mais precisas e indicativas do estilo de condução do motorista.

No entanto, o processo de atualização não é tão liso quanto é com marcas focadas nos veículos elétricos, como é o caso da Tesla. Será necessário visitar uma concessionária da Jaguar para obter essa atualização de software. Esse mesmo update também permite que mais componentes recebam atualizações sem fio, evitando assim que um dono de I-Pace precise fazer diversas visitas a uma concessionária.

publicidade

“O Jaguar I-Pace eTrophy gerou uma enorme quantidade de dados para analisarmos e esses ganhos marginais, derivados da competição na pista, agora estão sendo aplicados aos carros dos clientes para melhorar ainda mais sua experiência de dirigir”, disse Stephen Boulter, gerente de engenharia de veículos I-Pace. “As novas atualizações de software otimizam os sistemas de controle do trem de força para melhorar a eficiência e permitir que os motoristas do I-Pace viajem ainda mais com uma única carga, sem nenhuma alteração de hardware – é realmente o caso do veículo evoluir com a idade”.

Via: Engadget