O Aquário do Tennessee encontrou uma maneira bem inusitada de celebrar a temporada de festas: a enguia do aquário, chamada de Miguel Wattson, pode controlar as luzes de sua própria árvore de Natal.

publicidade

“Sempre que o Miguel descarrega eletricidade, sensores na água distribuem a carga para um conjunto de alto falantes”, disse Joey Turnipseed, especialista de produção audiovisual do aquário. “Os alto-falantes convertem a descarga no som que você escuta e nas luzes piscando festivamente”, completou.

Além de ser divertido, o projeto tem uma função educacional, uma vez que a duração da iluminação corresponde ao “status de energia” de Miguel. “O piscar rápido e fraco das luzes é causado pelas constantes e baixas tensões de eletricidade que ele libera quando tenta encontrar comida. Os flashes maiores são causados pelos choques de tensão mais altos que ele emite quando está comendo ou animado”, explicou a aquarista Kimberly Hurt.

publicidade

Isso não é tudo: a enguia Miquel tem uma conta no Twitter, com 40,3 mil seguidores, que também é controlada por seus choques. E então, assim como acende sua árvore de Natal, os sensores do taque permitem que ele envie tuítes quando emite descargas elétricas a partir de uma certa tensão.

 

publicidade

publicidade

Via: Futurism