EnglishPortugueseSpanish

Parabéns, Noel Rosa! O aniversário de 109 anos do cantor e compositor brasileiro foi tema do doodle de hoje (11). Conhecido como “Poeta da Vila”, seu estilo observacional e cômico deu a ele um lugar especial na história do samba.

Nascido em Vila Isabel, um bairro no Rio de Janeiro, Rosa cresceu em uma família musical. Ele começou a tocar mandolin por volta dos 13 anos e logo em seguida aprendeu violão.

publicidade

Além de músico, o cantor era um aluno brilhante e integrou na faculdade de medicina em 1931. Porém, na escolha entre medicina e música, não houve dúvidas e desde hoje suas composições continuam importantes para o Brasil.

Reprodução - Olivia Huynh

Conceitos do Doodle feitos pela artista Olivia Huynh

Rosa empenhou sua energia em escrever e criar seu próprio estilo de samba misturando as letras espirituosas com mudanças inesperadas e melodias que solidificaram a ponte entre as tradições afro-brasileiras e o som da vida noturna urbana.

Ele ficou conhecido com a música “Com que roupa”, que se tornou um dos maiores sucessos de 1931 no brasil e a primeira de muitas canções memoráveis. Com seu parceiro de composição, Vadico, ele também escreveu uma série de composições populares como “Feitiço da Vila” e “Feitio de Oração”.

O artista compôs cerca de 260 músicas em um período de oito anos, mas é popular até hoje e seu legado vive no coração de todos os brasileiros e amantes de samba. Relembre alguma das músicas mais célebres do cantor:

Conversa de botequim, 1935:

Feitiço da Vila, 1934:

Via: Google