A Sony quer inovar o mundo do videogame com o PlayStation 5 e seu controle, o DualShock 5. Patentes já reveladas mostraram que o visual do controlador deve ser muito parecido com o de seu antecessor, mas sem a barra de LED e uma tela sensível ao toque no lugar do touchpad. Porém, um novo registro mostra que a empresa quer inovar ainda mais, com a possibilidade compartilhar os comandos por meio do controle.

A patente, registrada ainda em 2018 e validada na última quinta-feira (5), mostra uma ideia que foi chamada de “bifurcação de comandos e passagem de controles no videogame”. O significado disso pode ser mais intrigante que o próprio nome.

A Sony quer transformar o jogo solo em uma experiência multiplayer. E como ela pretende fazer isso? Permitindo que cada jogador controle uma parte do jogo. Um exemplo vai ajudar a entender. Três pessoas querendo jogar Street Fighter, mas não querem se enfrentar. Com a nova função, um jogador poderá se concentrar nos golpes de soco e chutes, usando os botões quadrado, X, “bolinha” e “triângulo”, outro vai poder focar nos golpes especiais, usando os gatilhos L1, L2, R1 e R2, enquanto o último vai controlar apenas a movimentação do personagem com os joysticks.

Reprodução

publicidade

A segunda inovação parece ser um pouco mais útil. A passagem de controles online vai permitir a um “capitão” poder alocar o tempo de jogo para cada jogador. Dessa forma, se os mesmos três jogadores do exemplo anterior quiserem jogar um simulador de futebol, por exemplo, cada um jogaria uma parte definida da partida. Isso já é possível de fazer se os três estiverem juntos, mas a nova mecânica permite fazer mesmo se cada um estiver em sua própria casa.

Reprodução

Se essa ideia vai chegar ao modelo final do PlayStation 5 só um anúncio oficial responderá. O que se sabe até agora é que o console deve chegar ao mercado no final de 2020.

Via: Gizchina