Na teoria, o céu é o limite para as transformações feitas com inteligência artificial, mas na prática o cenário é outro. Ainda assim, empresas buscam se tornar líderes no desenvolvimento de produtos que possuem IA e podem mudar as perspectivas mercadológicas futuras. Com base nisso, a Forbes organizou uma lista que apresenta dez empresas que trabalham com a tecnologia na prática. 

1. Alibaba 

A chinesa é a maior plataforma de comércio eletrônico do mundo, chegando a vender mais do que a Amazon e o eBay juntos. A inteligência artificial que faz parte das operações diárias da empresa é utilizada para prever o que os clientes querem comprar. Com processamento de linguagem natural, a Alibaba gera automaticamente produtos para o site.

Além disso, a chinesa também usa IA em seu projeto “City Brain”, que visa a criação de cidades inteligentes. O programa aplica algoritmos para ajudar a reduzir os congestionamentos e monitorar os veículos da cidade. 

publicidade

2. Alphabet 

A empresa dona do Google possui uma divisão autônoma de tecnologia chamada Waymo, que deseja reduzir o número de acidentes com seus veículos. Isso é feito atualmente na Califórnia através de táxis que possuem controles autônomos. No entanto, a empresa não pode cobrar tarifas caso o motorista não seja humano.

Já o Google sinalizou um compromisso com o aprendizado profundo após adquirir o DeepMind. O sistema não apenas aprendeu a jogar 49 jogos diferentes de Atari, como o AlphaGo foi o primeiro a derrotar um jogador profissional no jogo. Outra inovação da empresa americana é o Google Duplex, que usa processamento de linguagem natural e uma interface de voz que pode fazer ligações e agendar compromissos em nome do usuário. 

3. Amazon 

A Amazon tem como foco principal de IA sua assistente de voz digital Alexa, mas também opera outros campos de seu negócio com a tecnologia. Um bom exemplo disso é a maneira inovadora de enviar coisas para os seus usuários antes mesmo de eles pensarem em comprá-las. Isso é possível, pois eles coletam muitos dados sobre os hábitos de compra dos clientes e, dessa forma, conseguem prever seus desejos. 

Em um momento em que muitas lojas físicas estão lutando pela sua sobrevivência, a empresa criou um conceito chamado Amazon Go. As lojas possuem IA capaz de rastrear os itens que o usuário escolhe e cobra automaticamente através de um app. Como não há check-out, o cliente pode levar suas próprias mochilas para alocar os itens, mas existem câmeras que identificam o que é selecionado, de forma para furtos não se tornem recorrentes. 

4. Apple

Uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, a Apple, vende produtos como iPhones, Apple Watches, softwares e serviços online. A gigante utiliza IA em recursos de seus principais produtos, como FaceID e a assistente inteligente Siri. A empresa também está maximizando suas ofertas ao recomendar músicas no Apple Music, ajudar a encontrar determinada foto no iCloud ou dirigir para o local escolhido pelo Maps. 

5. Baidu 

O Google chinês usa inteligência artificial de várias maneiras. Eles têm uma ferramenta chamada Deep Voice, que por meio do aprendizado profundo consegue clonar a voz de alguém apenas escutando 3,7 segundos de áudio. A empresa utiliza a mesma tecnologia para garantir que livros selecionados sejam lidos na voz do autor – todos automatizados sem necessidade de um estúdio de gravação. 

6. Facebook

O Facebook usa o DeepText em sua plataforma, um mecanismo de compreensão de texto que entende e interpreta automaticamente o emocional de seus usuários com base em suas postagens na rede social. Além disso, a empresa utiliza inteligência artificial para capturar e remover imagens postadas consideradas impróprias, como pornografia, por exemplo. 

7. IBM 

A IBM está na vanguarda da IA há anos. Prova disso é o computador Deep Blue, o primeiro a derrotar um humano campeão mundial de xadrez. A empresa acompanhou o feito e produziu outros duelos entre homens e máquinas. 

A conquista mais recente da IBM é o Project Debater, no qual um mecanismo de computação cognitiva competiu contra dois debatedores profissionais e formulou argumentos semelhantes aos usados pelos humanos em discussões. 

8. JD.com 

A versão chinesa da Amazon está se esforçando para transformar o sistema 100% automatizado no futuro. No momento, o armazém já opera de forma automática, e eles começaram a realizar entregas por drones nos últimos quatro anos. A JD.com conduz seus negócios com a revoluçaõ da IA, big data e robótica, enquanto constrói a infraestrutura de varejo para a 4ª revolução industrial. 

9. Microsoft 

A empresa deixa explícito seu foco em inteligência artificial ao declarar sua visão de marketing. A tecnologia é utilizada em todos os seus produtos e serviços, como Cortana, Skype, Bing e Office 365. Além disso, a companhia fundada por Bill Gates é uma das maiores fornecedoras de IA do mundo como serviço (AIaaS). 

10. Tencent 

A gigante chinesa de mídia social incorporou recentemente inteligência artificial em suas operações na tentativa de tornar a empresa “mais respeitada”. A rede social possui um bilhão de usuários em seu app WeChat, mas ampliou seu alcance para jogos, assistentes digitais, pagamentos móveis, armazenamento em nuvem, transmissões ao vivo, esportes, educação, filmes e até carros autônomos. 

Um dos slogans da Tencent é “IA em tudo”, o que mostra seu compromisso com a tecnologia. Além disso, ela adquire enormes quantidades de informações e insights sobre seus clientes, com o intuito de aproveitar os dados obtidos em benefício da companhia.