O Estado de São Paulo acaba de entrar no sistema de endereçamento digital Plus Codes. Agora, em parceria com o Google, vai oferecer endereços digitais e códigos postais individualizados para propriedades dos municípios do Estado.

Os códigos do Plus Codes contêm todas as informações dos endereços comuns, como rua, número, bairro, CEP e assim por diante. Cerca de 2 milhões de pessoas vivem em áreas rurais e, atualmente, não têm acesso a diversos aspectos da vida moderna, como as compras online, por exemplo.

publicidade

A iniciativa é inédita na América Latina, mas já está disponível em outras partes do mundo. Em Calcutá, na Índia, por exemplo, levou endereços a 700 mil pessoas. Segundo Gustavo Junqueira, secretário de Agricultura e Abastecimento, esse é um passo importante para garantir inclusão e cidadania para essas pessoas.

A primeira etapa do projeto, que vai levar seis meses, será a consolidação de diferentes bases de dados. Ao todo, a implantação deve levar 36 meses. E isso inclui o engajamento de diferentes serviços públicos, como saúde, educação e segurança, bem como de estabelecimentos privados para o uso do sistema.

publicidade

Além das áreas rurais, o Plus Codes é útil em muitas regiões urbanas, especialmente em localidades periféricas, já que, hoje, 50% da população mundial não tem um endereço.