EnglishPortugueseSpanish
publicidade

Férias e comédias combinam. Por isso montamos uma lista com as melhores comédias disponíveis no catálogo da Amazon Prime.

O serviço é generoso demais na categorização das comédias. Por esse motivo, privilegiamos as comédias mais puras, ou seja, as comédias mesmo, sem estarem sob prateleiras de outros gêneros (ex: “De Volta para o Futuro” se encaixa melhor na prateleira de ficção científica; “Um Tira da Pesada”, apesar do engraçadíssimo Eddie Murphy, cai melhor como policial). Comédias românticas valem, obviamente.

publicidade

Essas escolhas não acontecem sem muitas dúvidas. Ainda mais porque um dos problemas dessas plataformas de streaming é que eles colocam o máximo de filmes possíveis em cada divisão, fazendo com que cada filme apareça em três ou quatro, às vezes até mais seleções de gêneros.

Concorda? Discorda? Escreva para nós.

10. Ted (Seth MacFarlane, 2012)

O ursinho Ted pode parecer um tanto idiota para uma plateia adulta, até que descobrimos o adolescente que ainda reside em todos nós quando nos vemos rindo de suas palhaçadas.

09. E Se Fosse Verdade (Mark Waters 2005)

Comédia romântica de um dos mestres do gênero na década passada.

publicidade

08. 1941 (Steven Spielberg, 1979)

Talvez o filme mais subestimado do irregular Spielberg. Foi realizado, aliás, numa época em que ele era sempre bom, antes de se meter a fazer filmes adultos (algo que ele só fará bem a partir deste século, provavelmente por ter virado finalmente adulto).

07. O Show de Truman (Peter Weir, 1998)

O humor fica por conta de Jim Carrey, comediante de primeira e grande herdeiro de Jerry Lewis. Mas tem drama também, numa simbiose muito bem orquestrada por Peter Weir.

06. Fora de Casa (Tom Green, 2001)

Filme aloprado, subestimado e pouco entendido pelo público em geral (a média do imdb diz tudo, se bem que não é bom se fiar nessas médias), mas com diversos momentos muito engraçados.

05. Ata-me (Pedro Almodóvar, 1990)

Provocador e explosivo, Almodóvar nem sempre acerta no humor. Mas aqui acerta na mosca, com atuações inspiradas de Antonio Banderas e Victoria Abril.

04. Meninas Malvadas (Mark Waters, 2004)

O grande filme de Waters é também o cartão de visitas de Lindsay Lohan, numa comédia colegial inspiradíssima.

03. Magia ao Luar (Woody Allen, 2014)

Melhor filme de Allen nesta década, graças ao carisma de Colin Firth e Emma Stone e a uma trama que envolve paixão e picaretagem. Mistura irresistível nas mãos de Allen.

02. Artistas e Modelos (Frank Tashlin, 1955)

Você pode torcer o nariz por achar antigo. E de fato, certos costumes que o filme mostra foram mesmo enterrados pouco depois daquela época. Mas no aspecto da comédia cinematográfica, tente não rir em primeiro lugar. Em segundo, observe como Tashlin é eminentemente moderno na construção das piadas visuais.

01. Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu (Zucker, Abrahams e Zucker, 1980)

Primeira e melhor comédia do trio que renovou o humor no cinema americano, conhecido como ZAZ. São tantas piadas em sequência que você precisará fazer algumas pausas para rir e não perder a próxima.

 

*Sérgio Alpendre é crítico e professor de cinema