Deste terça-feira passada (09), a Netflix começou a testar um novo recurso para alguns de seus usuários, permitindo uma experiência no streaming semelhante à navegação em canais de televisão. Feito para quem fica muito tempo procurando um título na plataforma, a função “Watch Now” (Assista Agora) lembra a programação ao vivo ao oferecer ao usuário a opção de ignorar o catálogo e “circular” por programas pré-selecionados. A informação foi dada pela Variety e estará disponível em aplicativos de smart TVs.

Para ativar o recurso, basta clicar no ícone que aparece na tela de escolhas de perfis ou no menu lateral do aplicativo. Ao selecionar o botão, a Netflix começa a transmitir o próximo episódio de um programa que já estava sendo assistido, salvo na lista ou um título selecionado pelos algoritmos da plataforma. Além disso, os espectadores podem ver uma breve explicação do motivo pelo qual o título foi escolhido, como por exemplo “essa é uma ficção científica de ação similar à Matrix”, caso o usuário tenha assistido a esse filme recentemente.

Assim como em uma TV comum, o “Watch Now” vem acompanhado de um botão que simula a mudança de canais. O botão “Play Something Else” (Assistir a outra coisa), quando escolhido, troca o título exibido por outro escolhido pela plataforma.

publicidade

A sequencia dos títulos não pode ser vista pelo usuário, mas sempre será algo baseado em seu histórico de pesquisas ou gostos pré-selecionados, o que é bom para quem passa horas procurando uma série ou filme para assistir. Caso o espectador se canse de “circular” às cegas pelas recomendações da Netflix, ele pode optar por retornar ao catálogo normal e escolher o que vai assistir.

A Netflix exibiu o recurso completo em um vídeo de divulgação, e o teste estará disponível globalmente por dois meses para alguns usuários de serviços de smarts TVs e dispositivos conectados, como a Fire TV da Amazon ou o Roku. Até agora, não há previsão de testes em dispositivos móveis, ainda não se sabe se um dia estará disponível para todos os usuários nem se vai se tornar um recurso definitivo na plataforma.

 

Via: Variety