A partir desta segunda-feira (16), o Instagram vai alertar os usuários quando estiverem prestes a postar uma legenda “potencialmente ofensiva” em uma foto ou vídeo na rede social.

Quando alguém for publicar alguma coisa que a inteligência artificial entenda que possa ser prejudicial, o aplicativo vai avisar que a legenda “se parece com outras que foram reportadas”, incentivando a edição, mas permitindo a publicação sem alteração.

O novo recurso é baseado em uma ferramenta que o Instagram já introduziu nos comentários em julho deste ano. A rede social diz que convencer as pessoas a reconsiderar a publicação de comentários potencialmente ofensivos teve resultados promissores na luta contra o bullying online.

Esta é apenas mais uma da série de medidas que a empresa está adotando para lidar com o cyberbullying na plataforma. Em outubro, foi lançado o recurso “Restringir”, que limita a visualização de comentários e mensagens de pessoas com as quais o usuários não quer interagir.

publicidade

Ao contrário de outras ferramentas, o Instagram vai precisar que os usuários identifiquem quando alguém se ofender. Por enquanto, o recurso está disponível em países selecionados, mas deverá ser expandido mundialmente “nos próximos meses”.

Via: The Verge