Astrônomos da NASA estão propondo a construção de um novo telescópio espacial, melhor equipado para encontrar exoplanetas similares à Terra graças a um imenso espelho com 4 metros de diâmetro, contra os 2,4 metros do Hubble.

Mas o que diferencia a proposta do Habitable Exoplanet Observatory (HabEx) das outras é um componente inusitado: uma vela dobrável com 52 metros de diâmetro, que se desdobra como uma flor.

Ela seria posicionada à frente do telescópio e usada para bloquear a luz de estrelas distantes, que dificulta a observação de eventuais exoplanetas ao seu redor. Da mesma forma que o quebra-sol de um carro ajuda o motorista a encobrir o sol diretamente à frente e enxergar melhor a estrada.

O objetivo dos cientistas é usar o HabEx para encontrar uma “Terra 2.0”, um planeta com atmosfera e composição similares ao nosso, capaz de sustentar vida. Segundo Scott Gaudi, um dos co-diretores do projeto, “embora já tenhamos identificado um grande número de planetas fora do nosso sistema solar, até o momento não há nenhuma prova conclusiva de que algum deles tenha os elementos necessários para a habitabilidade”.

publicidade

O HabEx é apenas uma das três propostas para o “próximo grande observatório”, mas é a mais barata de todas, o que aumenta suas chances. Se aprovado, a verba para construção seria liberada em 2021, com um lançamento por volta de 2030.

Fonte: Futurism