Despertar o interesse dos jovens em sala de aula é desafio diário na vida de muitos professores. Conseguir transmitir de forma clara e reter a atenção na apresentação de um projeto, também exige bastante esforço. A boa notícia é que a tecnologia já pode ajudar, e muito, a resolver esses problemas. O surgimento das lousas inteligentes foi um grande passo, mas hoje já temos equipamentos como a Tela Interativa, que vai muito além. Nós testamos uma delas, e, agora você confere todos os detalhes!

Experimentamos a tela interativa da Donview, que está disponível com tamanhos a partir de 55 polegadas. Todos os modelos oferecem resolução 4K. A tela conta com camadas de proteção especiais, o que faz com que o equipamento seja bem resistente para qualquer tipo de uso, seja em salas de aula, salas de reuniões ou ambientes públicos, como em grandes eventos, por exemplo.

De forma geral, a tela responde bastante bem aos toques – o que é sempre uma boa notícia para o bom desenvolvimento de uma apresentação.

O acabamento é na cor cinza e a estrutura é feita de metal. A base, bem robusta, oferece alças para facilitar a movimentação e as rodinhas têm “travas”, o que garante estabilidade para o uso. O equipamento pode ser também removido da sua base e fixado na parede, como uma televisão convencional. Bem bacana.

Na parte frontal, além dos botões clássicos para o controle da TV, também estão disponíveis algumas portas USB, para facilitar a conexão de dispositivos como pendrives ou notebooks.

A parte traseira do display acomoda os responsáveis pelo trabalho pesado. Aqui, encontramos um PC, que roda o Windows, e um hardware especificamente desenhado para rodar o Android. Importante notar que essa unidade também tem suas próprias portas USB. Ainda na parte de trás, estão as outras entradas de vídeo, que permitem que a tela seja usada como um monitor ou até como uma TV comum.

O computador vem equipado com um processador Intel Core i5 com 4 a 8 Gigabytes de memória RAM. Por padrão, o Windows 10 vem instalado em um SSD com diferentes opções de tamanho, mas que também pode ser trocado por um HD convencional, caso atenda melhor o usuário. O PC já vem pronto para ser conectado a redes Wi-Fi e a dispositivos Bluetooth, o que elimina os fios e deixa o produto mais elegante e prático.

Já o hardware com o Android, traz o sistema em sua na versão 6. O conjunto é completado por 2 giga de memória RAM e 12 giga de espaço para armazenamento.

O Windows 10 é iniciado de forma bem rápida e automática ao ligar a tela, que já vem com os drivers configurados, e ainda traz alguns aplicativos próprios da Donview, que facilitam o uso de recursos específicos. Esses aplicativos, aliás, são o grande destaque do produto. Por exemplo, ao tocar no botão “New page” presente ao lado do display da TV, surge um quadro branco, onde você pode desenhar e criar à vontade, utilizando variados tipos de canetas, cores e até planos de fundo – tanto para os seus desenhos e anotações, quanto para destacar algo. Tem também ferramentas muito úteis e práticas, como um cronômetro, uma calculadora e até uma opção para bloquear a tela, útil para não deixar ninguém apagar o que foi criado. Já quem prefere não escrever na lousa inteligente, uma opção é utilizar teclado e mouse sem fio para a tarefa.

O equipamento ainda traz ferramentas e aplicativos dedicados ao ensino que já vêm embutidos no aplicativo, e tem até algumas atividades pré-programadas. Outra coisa interessante é que todas as atividades feitas no PC com as ferramentas da Downview são salvas de forma automática. As páginas, por exemplo, podem ser úteis para mais de um professor ou usuário: com o salvamento automático, todo o material já produzido pode ser reaproveitado. Essas páginas podem ser inclusive exportadas para outros formatos de imagem como PNG ou JPG, o que permite seu uso em outros computadores. Outro recurso bacana é que as ferramentas de anotações e desenho não são de uso exclusivo do programa da Donview. Assim é possível destacar, por exemplo, um texto de um site ou de um arquivo aberto no Office, por exemplo.

Uma ferramenta muito útil da tela interativa da Donview é a sua conectividade com outros aparelhos graças ao aplicativo DonviewShare, que pode ser baixado em seu site oficial ou pela App Store, no caso do iPhone, no na Play Store, no caso de aparelhos Android. Com ambos os dispositivos conectados na mesma rede, o usuário pode mandar do seu celular ou de outro computador, imagens, músicas, vídeos e até arquivos ou documentos para serem exibidos na telona. Tudo de um jeito super fácil. O aplicativo também tem o recurso “Remote”, para emular um mouse ou teclado, fazendo com que fique fácil controlar todas as funções a partir da tela do smartphone.

A tela interativa da Donview é uma ótima opção para uso em escolas, empresas e universidades, além de apoio em grandes eventos. No Brasil, a Donview é representada exclusivamente pela Altbit, que oferece a tela inteligente no modelo de outsourcing, ou locação, que facilita o acesso ao produto, com planos flexíveis, que se adaptam a diferentes orçamentos e projetos. Ficou interessado? É só acessar este link para mais informações.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!