A BMW divulgou os primeiros detalhes de uma próxima versão elétrica do seu famoso X3. A fabricante de carros de luxo mostrou anteriormente uma versão conceitual do modelo, chamado iX3, mas só nesta semana está apresentando especificações do carro. A produção do iX3 será iniciada em 2020 e ele será vendido ao lado do modelo à gasolina X3, nos Estados Unidos.

O iX3 terá o sistema de transmissão elétrica de quinta geração da BMW, que também será usado no próximo sedan i4. Uma melhoria importante neste sistema é a maneira como os motores elétricos, a transmissão e os componentes eletrônicos relacionados, são agrupados de forma eficiente. O design do motor do iX3 também elimina a necessidade de metais raros, de acordo com a montadora.

No lançamento, o iX3 receberá um único motor elétrico, suportando 286cv de potência e 400Nm de torque nas rodas traseiras. O iX3 terá uma bateria de 74 quilowatts-hora, proporcionando um alcance de 439km no ciclo de testes WLTP, na Europa. Ele provavelmente não será capaz de corresponder ao alcance do futuro Tesla Model Y, que deve atingir 482km com tração traseira e 450km com tração nas quatro rodas.

Com início de produção programado para 2020, o iX3 provavelmente chegará aos EUA comercialmente somente em 2021. A BMW foi uma das primeiras montadoras que se comprometeram com a fabricação de carros elétricos, e o iX3 promete ganhar o apelo popular que o i3 falhou em conseguir. Em 2021, a BMW também lançará o sedan i4 e um crossover elétrico maior, denominado iNext.

publicidade

Fonte: Digital Trends