A engenharia de software é um campo muito amplo, com grande potencial de desenvolvimento. Atualmente, a indústria de software possui muitos projetos, e é de se imaginar que outros vão surgir futuramente. Visando concentrar as novidades que podem aparecer nesse ramo, o The Next Web selecionou quatro tendências e previsões da engenharia de software para 2020. 

Internet das Coisas

publicidade

Considerada uma das tecnologias que mais cresce, o número de dispositivos IoT pode atingir a marca de 21 bilhões nos próximos anos. Como o mundo atual contempla a existência de diversos produtos inteligentes, desde celulares até eletrodomésticos e carros, o escopo do desenvolvimento de software tende a ser muito grande. 

Logicamente, a internet das coisas reflete com a conexão de dispositivos via wi-fi. Portanto, a necessidade de softwares de ponta seguros é imprescindível caso a população queira um dia poder ligar e desligar a TV ou aumentar o volume do seu sistema de música inteligente por meio de um único comando de voz. 

publicidade

Isso significa que, caso um indivíduo queira entrar no campo de IoT, ele tem de aprender o máximo possível sobre automação, análise de dados, computação em nuvem e uma série de outras novas técnicas que afetarão a configuração da área. 

Autenticação sem o uso de senhas

publicidade

Por muito tempo, as senhas têm sido o principal mecanismo de acesso nos dispositivos tecnológicos. No entanto, a aprimoração de novos recursos provou que talvez sua utilização não seja o meio mais seguro, o que resultou em novas maneiras de autenticação. As formas incluem impressão digital e reconhecimento facial, comumente usadas em celulares e aparelhos de última geração. 

Portanto, os engenheiros que estariam interessados em aprender o conhecimento das novas formas de autenticação terão preferência. Portanto, você pode querer aprender mais sobre os aspectos de validação da biometria. Quando você estiver equipado com conhecimento suficiente, poderá implementar ou integrar os métodos e técnicas de autenticação mais recentes ou mais seguras.

publicidade

Realidade estendida

A realidade aumentada e a realidade virtual se tornarão cada vez mais populares, pois vão muito além dos jogos e do entretenimento. Até mesmo as forças de defesa de alguns países estão tentando ao máximo aproveitar dessas tecnologias para fins de treinamento.
 
Portanto, cada vez mais empresas estarão interessadas em investir em AR e VR. Especialmente, a realidade estendida ou realidade mista, que é uma mistura das duas, logo, tem muito potencial de aplicação em diversas áreas. Se você quiser fazer algo mágico no mundo da engenharia, conhecer mais sobre a realidade estendida é um bom caminho.
 
Automação dos processos de robótica

A automação de processos robóticos visa facilitar as tarefas manuais para acelerar as operações. Com ela, as pessoas terão mais tempo para gastar nos aspectos criativos e inteligentes dos negócios ou do projeto.
 
Elas podem usar suas habilidades para tomar melhores decisões e impulsionar o negócio na direção certa. Com a ajuda da automação dos processos de robótica, as empresas podem alcançar taxas mais altas de eficiência e produtividade.
 
Em resumo, vale dizer que o mundo da engenharia de software é extremamente competitivo. Portanto, quem quiser causar impacto precisa planejar a jornada. Antes de tudo, você deve sempre ficar a par dos últimos acontecimentos no mundo do software.