Poupatempo inaugura hoje (20) um novo portal com novos serviços digitais, além de uma modernização em seus postos e integração multicanal. Segundo o programa, essas modificações podem diminuir os custos de atendimento sobretudo em cidades menores, que possuem menos de 50 mil habitantes. Assim, neste ano o projeto aumenta de sete para 50 o número de seus serviços digitais.

Os pilotos começaram a funcionar nas cidades Aguaí, Jales, Lençóis Paulista e Salto, no interior de São Paulo. Se o projeto obter resultados bem-sucedidos, até 2022 serão entregues mais 26 unidades, totalizando mais de 100 postos em todo o Estado. No final do programa, estima-se que haverá o total de 180 serviços digitais.

publicidade

A respeito disso, Ernesto Mascellani Neto, superintendente da Prodesp (companhia de dados do governo de SP), entende que realizar vários serviços no mesmo lugar pode tornar o processo mais fácil para os moradores. “O novo conceito, multicanal, tornará o atendimento mais eficiente, permitindo que os usuários resolvam suas questões de forma simples, com menor tempo de espera, e o mesmo padrão de qualidade já consagrado há 22 anos”, explicou.

Nestas unidades, os cidadãos terão acesso à serviços específicos de cada município, como IPTU, CDHU, Sabesp, recursos de multas, consulta de listas de vaga em creches, entre outros. Além disso, os totens contarão com mais opções para os usuários, sendo que esses equipamentos permitirão a identificação biométrica e pagamento de taxas no cartão de débito ou boleto.

publicidade

Além dos postos, o Governo também lança o novo portal do Poupatempo que tem como objetivo facilitar o acesso aos serviços mais procurados e, na maioria das vezes, concluir os atendimentos online.

Alguns procedimentos que não estarão isentos do atendimento presencial são aqueles que exigem a comprovação da autenticidade das digitais e dos laudos médicos, o que ocorre durante a solicitação de documentos como a primeira via de RG ou de CNH. Para esses casos, ainda é necessário agendar data e hora para comparecer ao posto mais próximo.