Aproveite os dias de folga no fim de ano para assistir aos melhores filmes de Natal. Na lista preparada pelo Olhar Digital, você encontra uma seleção completa para quem quer entrar no clima natalino sozinho ou em família.

Aqui você encontra dicas de filmes de Natal da Netflix e do Disney Plus – mas não só. Também indicamos os clássicos para você rever (ou conhecer).

publicidade

Já vou avisar que tem filme para todo os gostos: comédia, ação, romance, ficção mágica, infantil, animação e até terror.

Filmes de Natal na Netflix

Um Castelo para o Natal (Mary Lambert, 2021)

Uma comédia romântica natalina para aquecer seu coração e fazer você acreditar no amor novamente. Sophie é uma famosa autora americana que vira alvo de um escândalo. Para espairecer, ela viaja para Escócia para conhecer um castelo cheio de memórias familiares. Apaixonada pelo lugar, ela terá que enfrentar um duque rabugento para conseguir comprar a propriedade.

Missão Presente de Natal (Martin Wood, 2020)

A magia do Natal vai te enfeitiçar com essa história comovente. Uma assistente parlamentar tem a missão de fechar uma base aérea, só que terá sua motivação testada ao conhecer o trabalho feito pelos funcionários nas ilhas locais e um piloto sexy.

Um Crush para o Natal (Michael Mayer, 2021)

A amizade com um melhor amigo será posta à prova com essa rom com. Peter está cansado da pressão por arranjar um namorado e, por isso, ele pede para que seu melhor amigo quebre um galho e finja ser seu namorado durante o Natal. Só que os planos mudam.

Um crush para o Natal
Os melhores amigos Nick (Philemon Chambers) e Peter (Michael Urie) vão fingir ser namorados neste Natal. Imagem: Netflix / Divulgação

Amor com Data Marcada (John Whitesell, 2020)

Emma Roberts estrela essa deliciosa comédia romântica no papel de Sloane. Ela está cansada das abordagens de toda sua família e elabora um plano infalível com outro solteirão convicto: ser um casal de mentirinha somente em datas especiais.

Tudo Bem no Natal que Vem (Roberto Santucci, 2020)

Um pai de família que odeia o Natal sofre um acidente e fica preso num loop temporal na data. Ou seja, para ele só existe o dia 24 de dezembro, ano após ano. Qual será o truque para Leandro Hassum sair desse pesadelo?

O Príncipe do Natal (Alex Zamm, 2017)

Uma jovem repórter se disfarça de tutora para conseguir um furo de reportagem sobre o herdeiro do trono de Aldovia. O que ela não esperava era se apaixonar por esse príncipe com fama de playboy e ter que escolher entre ele e sua matéria.

Cartão de Natal (Ernie Barbarash, 2017)

Para herdar a empresa de família, a socialite Ellen Langford vai precisar entregar um cartão de Natal especial na cidade de origem do pai. Porém, uma tempestade de neve a obriga a passar mais tempo do que esperava em Snow Falls. Com esse atraso, ela vai conhecer um grande amor e aprenderá a valorizar o altruísmo.

Um Menino Chamado Natal (Gil Kenan, 2021)

Nikolas é apenas um menino que queria encontrar o pai, mas será responsável por descobrir o Natal. A aventura é vivida em uma terra mágica cheia de neve e habitada por duendes e criaturas mágicas.

A Princesa e a Plebeia (Michael Rohl, Partes 1, 2 e 3)

Vanessa Hudgens é a protagonista desta trilogia viciante. Em ‘A Princesa e a Plebeia’ (2018), o destino de Stacy, uma confeiteira de Chicago, se cruza com o de Margaret, princesa de Belgravia. Por conta de um casamento real, elas decidem trocar de lugar e viver a vida uma da outra por alguns dias.

Em ‘A Princesa e a Plebeia: Nova Aventura’ (2020), a coroação de Margaret se torna um motivo de pressão. Agora, para dar uma chance ao amor, ela precisa trocar novamente de lugar. O problema é que Fiona Pembroke, prima idêntica de Margaret, tem outros planos para a futura rainha.

Já em ‘A Princesa e a Plebeia: As Vilãs Também Amam’ (2021) as três sósias se reúnem para resolver um roubo misterioso. Para conseguir de volta a valiosa relíquia, elas todas vão ter que se passar por Fiona Pembroke.

A Família Noel (Matthias Temmermans, 2020)

Jules perdeu o pai na véspera de Natal e agora não quer mais comemorar a data. Porém, quando se muda para a cidade do avô, descobre que os homens da família têm o importante legado de ser Papai Noel. No novo lar, ele vai ter que superar a tristeza se quiser salvar o Natal.

O Feitiço do Natal (Bradley Walsh, 2018)

Uma talentosa fotógrafa ganha um presente de seu avô: um calendário mágico. O que ela não podia desconfiar é que esse calendário vai ajudá-la a ir atrás de seus sonhos e a encontrar o amor.

Crônicas de Natal (Partes 1 e 2)

Você quer curtir um filme de Natal típico? Prepare-se para uma dose dupla com ‘Crônicas de Natal’, longa estrelado por Kurt Russell como Papai Noel.

Em ‘Crônicas de Natal’ (Clay Kaytis, 2018), os irmãos Kate e Teddy causam um acidente com o trenó do Papai Noel. Agora, para salvar a festa, eles vão ter que ajudar o bom velhinho.

Já em ‘Crônicas de Natal – Parte 2’ (Chris Columbus, 2020), Kate está revoltada com o novo relacionamento da mãe e vai parar no Polo Norte acompanhada por Jack. Lá, eles terão que enfrentar Belsnickel, um elfo que tem planos de cancelar o Natal.

Um Match Surpresa (Hernán Jiménez García, 2021)

Depois de uma série de encontros ruins em aplicativo de relacionamento, uma escritora dá um match perfeito. Aparentemente, o único empecilho é ter que viajar até Nova York para conhecê-lo.

Quando Natalie chega à cidade que nunca dorme, ela descobre que esse não é o único problema. Josh na verdade é outra pessoa. Agora, se estiver disposta a ter seu final feliz, ela vai ter que se abrir para as surpresas do amor.

Filmes de Natal da Disney

Noelle (Marc Lawrence, 2019)

Nesta comédia hilária, Noelle (Anna Kendrick) é a filha caçula do Papai Noel. Após a aposentadoria de seu pai, ela fica responsável por manter vivo o espírito natalino. Entre os seus desafios, está o de ajudar seu irmão, Nick (Bill Hader), a se tornar o novo Papai Noel.

O problema é que ele não leva jeito para o cargo e some dias antes do Natal. Agora, se Noelle quiser salvar as comemorações, terá que encontrar seu irmão com ajuda da maravilhosa elfa interpretada por Shirley MacLaine.

Em Noelle, Anna Kendrick vive a filha do Papai Noel
Em ‘Noelle’, Anna Kendrick vive a filha do Papai Noel. Imagem: Disney / Divulgação

Esqueceram de Mim no Lar, Doce Lar (Dan Mazer, 2021)

Este é o quinto filme da franquia ‘Esqueceram de Mim’, que ficou imortalizado com a interpretação de Macaulay Culkin. O longa segue a mesma lógica do blockbuster: um garoto é esquecido pela família e enfrenta criativamente os ladrões que tentam invadir sua casa.

Nesta versão, quem interpreta o garoto esquecido pelos pais é Archie Yates. Já o casal de “ladrões” é interpretado pelos atores Ellie Kemper e Rob Delaney.

Se você quer saber mais sobre esta sequência, leia a crítica do ‘Esqueceram de Mim no Lar, Doce Lar’ feita pelo Olhar Digital.

Fada Madrinha (Sharon Maguire, 2020)

Uma fada madrinha em treinamento decide provar que esses seres mágicos ainda são necessários no mundo. Para isso, ela decide encontrar uma jovem de 10 anos que escreveu uma carta pedindo ajuda.

O que ela não esperava é que ela estivesse 30 anos atrasada e a menina tivesse se tornado uma adulta de 40 anos. Sem perder sua esperança, a fada madrinha decide ajudar essa mulher a encontrar seu “felizes para sempre” durante as festas de fim de ano.

A Bela e a Fera: O Natal Encantado (Andy Knight, 1997)

Neste desenho da Disney, você viverá a magia do Natal acompanhado da Bela, da Fera e dos objetos animados. O plano da Bela é enfeitar o castelo e convencer a Fera a entrar no espírito da festa. Será que ela vai conseguir?

Afinados pro Natal (Paul Hoen, 2012)

Holly é uma talentosa artista que tem um desejo: cantar no mesmo coral que sua mãe ajudou a fundar. Mas, ela perde a vaga para outra pessoa em uma audição arranjada. Para viver seu sonho, ela decide criar seu próprio coral e enfrentará suas rivais em uma competição na véspera de Natal.

Leia também:

Os melhores filmes de Natal antigos

Noite do Terror (Bob Clark, 1974)

Terror na pegada de Clark: competente, mas pouco memorável.

Papai Noel às Avessas (Terry Zwigoff, 2003)

O charme contracultural de Zwigoff encontra um canal ideal no ator Billy Bob Thornton, um Papai Noel desvirtuado.

Férias Frustradas no Natal (Jeremiah S. Chechik, 1989)

Inferior ao segundo e muito inferior ao primeiro, ainda assim este terceiro da série Férias Frustradas tem Chevy Chase, o que é garantia de humor.

O Estranho Mundo de Jack (Henry Selick, 1993)

Tim Burton escreveu e emprestou o seu universo para esta animação sempre agradável de se ver.

Natal Branco (Michael Curtiz, 1954)

Um filme menor, mas ainda assim notável, do ótimo diretor de Casablanca, com Bing Crosby e Danny Kaye garantindo as partes musicais.

Adorável Avarento (Ronald Neame, 1970)

Esta charmosa adaptação da história de Charles Dickens era presença garantida nas sessões televisivas natalinas dos anos 1980.

De Ilusão Também se Vive (George Seaton, 1947)

Esqueça a refilmagem dos anos 1990. Este é o clássico natalino para ver com toda a família, e ainda conta com a criança Natalie Wood.

Duro de Matar (John McTiernan, 1988)

O filme mais talentoso de McTiernan além de ser um dos policiais mais fortes da década ainda faz comentários interessantes sobre as diferenças entre Los Angeles e Nova York, e os natais dessas cidades.

Duro de Matar, com Bruce Willis, é um clássico que se passa no Natal
Bruce Willis contracena com Alan Rickman neste filme de ação natalino. Imagem: YouTube / Reprodução

Gremlins (Joe Dante, 1984)

O espírito natalino é aterrorizado por monstrinhos verdes que além de adorarem produtos de consumo americanos (e uma árvore de Natal) comprovam também que os EUA ainda são uma nação imatura para entender uma cultura milenar.

A Felicidade Não se Compra (Frank Capra, 1946)

Clássico absoluto. Não há natal sem ele. E pode procurar, em algum canal você irá encontrá-lo. Tente abandonar o filme depois de se envolver com sua história.

O Grinch (Ron Howard, 2000)

Jim Carrey dá vida ao Grinch, uma criatura verde que odeia o Natal e quer impedir os habitantes de uma pequena cidade de comemorar a data. Será que ele vai conseguir?

Esqueceram de Mim (Chris Columbus, 1990)

Neste clássico do cinema, você vai conferir o que acontece quando Kevin (Macaulay Culkin) é esquecido em casa em pleno Natal. Prepare-se para rir, torcer e se emocionar com um garoto de apenas oito anos e dois ladrões desajeitados.

Um Herói de Brinquedo (Brian Levant, 1996)

O filho de um empresário pede um Turbo Man, um brinquedo sensação do momento, como presente de Natal. Acontece que o estoque está esgotado e Arnold Schwarzenegger terá que fazer o possível e o impossível para cumprir sua promessa.

Milagre na Rua 34 (Les Mayfield, 1994)

Susan (Mara Wilson) é uma menina de seis anos que não acredita em Papai Noel. Porém, ao entrar em uma loja de departamentos ela ficará convencida de que ele existe.

Conclusão

Já escolheu seu filme? Então, prepare a pipoca e o refri…e boa sessão!

Ah, e se você não encontrou seu filme de Natal favorito na lista, lembre-se de deixar sua sugestão aqui nos comentários.

A minha dica para quem gosta de filmes é conferir uma lista que produzimos com os 15 melhores sites para assistir filmes online grátis – e isso sem ter que apelar para pirataria.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!