Hoje já são poucos e, em um futuro próximo, trabalhadores humanos devem ser praticamente eliminados das linhas de produção da maioria das fábricas de todo o mundo; começando pelo Japão. Um novo robô apresentado por uma startup local tem a incrível – e ainda não vista – habilidade de “manusear” tecidos; o que, até hoje, era um desastre para qualquer braço mecânico.

Os novos robôs apresentados pela Fast Retailing, a empresa-mãe da varejista Uniqlo, são capazes de identificar, pegar e embalar roupas em caixas tão bem quanto qualquer trabalhador humano.

No vídeo divulgado, é possível ver os robôs manipulando as roupas em embalagens plásticas não estruturadas e as identificando quando colocadas em caixas de papelão para que possam ser transportadas. Os braços robóticos conseguem até pegar folhas de papel individuais de uma impressora para colocá-las nas referidas caixas sem qualquer dificuldade.

publicidade

Reprodução

Com robôs como esses, a Uniqlo poderia automatizar totalmente seus depósitos em todo o mundo em pouco tempo – especialmente porque já percorreu 90% do caminho com os bots existentes. 

Fonte: Financial Times