O Twitter está banindo imagens animadas no formato PNG (APNGs) de sua plataforma, após trolls tentarem usá-las em um ataque contra uma entidade dedicada ao bem-estar de pessoas com distúrbios epiléticos e convulsivos.

No mês passado, mês nacional de conscientização sobre a epilepsia nos EUA, trolls usaram hashtags e menções à conta da Epilepsy Foundation para espalhar imagens animadas que piscam rapidamente, com um efeito estroboscópico. Este tipo de imagem pode causar ataques em portadores de epilepsia com foto sensibilidade.

publicidade

Recentemente, a Disney postou avisos em cinemas nos EUA alertando o público que algumas cenas do filme Star Wars: A Ascensão Skywalker poderiam desencadear ataques.

publicidade

Segundo o Twitter, as APNGs não respeitam as configurações de autoplay da plataforma, que normalmente exigem que o usuário clique sobre a imagem para iniciar um vídeo ou animação. Por isso estão sendo banidas. Imagens já postadas continuarão no ar, mas não serão animadas.

“As APNGs eram divertidas, mas não respeitam as configurações de reprodução automática, por isso estamos removendo a capacidade de adicioná-las aos Tweets. Isso é para a segurança de pessoas com sensibilidade ao movimento e imagens intermitentes, incluindo aquelas com epilepsia”.

publicidade

A empresa promete estudar o desenvolvimento de uma “solução similar” que seja melhor para a experiência de seus usuários.

Fonte: The Verge