O Departamento de Patentes e Marcas dos Estados Unidos publicou nesta quinta-feira (26) um pedido de patente da Amazon para um sistema de escaneamento para identificar as pessoas pelas palmas das mãos; uma tecnologia paralela ao reconhecimento facial.

O pedido de patente não significa necessariamente que a Amazon esteja desenvolvendo a solução. Mas, em setembro, o New York Post informou que a empresa estava testando uma tecnologia que permitiria aos clientes escanear suas mãos para pagar no caixa em vez de passar o cartão. 

publicidade

Reprodução

No documento de patente os criadores descrevem “um escaner [que] é usado para obter imagens brutas da palma de um usuário. … O primeiro conjunto de imagens descreve características externas, como linhas e rugas na palma da mão do usuário, enquanto o segundo conjunto de imagens avalia estruturas anatômicas internas, como veias, ossos, tecidos moles ou outras estruturas abaixo da epiderme da pele”. 

A patente também prevê a localização dos escaners em entradas ou saídas de um determinado estabelecimento e associam uma digitalização à conta de uma pessoa para que “se o usuário escolher um item de um local e sair da instalação, sua conta poderá ser cobrada”.

Reprodução

A Amazon abriu 24 unidades do Amazon Go nos Estados Unidor desde que estreou a primeira loga em Seattle, há quase dois anos. Os clientes da Amazon Go precisam escanear um aplicativo Amazon Go na catraca antes de entrar. Uma série de sensores e câmeras espalhadas pela loja identificam quando o usuário pega algo da prateleira e permite que ele saia sem ter que se dirigir a qualquer tipo de caixa ou totem; basta sair da loja. O pagamento acontece de forma automática; ao sair da loja, o cartão de crédito vinculado à conta da Amazon daquele usuário é automaticamente cobrado.

Fonte: Vox