A Nasa, Agência Espacial dos Estados Unidos, organizou um media day e revelou alguns de seus projetos mais ambiciosos para o futuro. Entre eles, destaca-se uma curiosa missão espacial em Marte, onde os cientistas pretendem estudar uma possível forma de vida extraterrestre antiga.

Já sabemos que, durante meses, o Curiosity fotografou diferentes evidências de um possível ecossistema no planeta vermelho, incluindo o que poderiam ser insetos. De uma maneira ou de outra, isso representa a evidência de uma forma primária de vida fora da Terra. Como resultado, a Nasa criou o Mars 2020, um veículo de exploração espacial, especialmente projetado para a pesquisa e análise de fósseis em Marte. Seu lançamento seria em julho do próximo ano.

Uma vez que esteja completamente montado, o veículo será enviado ao espaço para iniciar sua exploração perto da cratera Jezero, onde estudará uma região que se acredita ser o leito de um lago seco. De acordo com os cientistas da Nasa, pode ter existido no local uma massa de água tão grande quanto o Lago Tahoe, situado nas montanhas da Serra Nevada, nos EUA. Assim, graças às suas características naturais, a área abrigaria muitos sedimentos bem preservados, com cerca de 3,5 bilhões de anos.

Reprodução

publicidade

O Mars 2020 seria responsável por coletar e analisar amostras. A possibilidade de que essa região contenha fósseis de formas de vida extraterrestres ancestrais é, segundo os cientistas, consideravelmente alta. Além disso, ele será o responsável por abrir o caminho para as futuras missões tripuladas ao planeta vermelho.

A sonda carrega 23 câmeras, dois “ouvidos”, que permitirão escutar o vento do planeta, e lasers que serão utilizados para análises químicas. O rover também possui braços articulados de quase dois metros e uma broca capaz de perfurar e abrir pedras em pontos identificados pelos pesquisadores como aptos para a vida.

Portanto, a missão do rover Mars 2020 será basicamente procurar por evidências de alienígenas, mais especificamente marcianos. No entanto, precisaremos esperar mais de seis meses para o lançamento da missão. 

Via: FayerWayer