A LG anunciou nesta sexta-feira (3) oito modelos de televisão com a definição “8K real”. São dois modelos com tela OLED, com 77 e 88 polegadas, e seis com LCD, medindo entre 65 e 75 polegadas. Outras informações, como preços ou disponibilidade, devem ser passadas na CES 2020, que acontece entre os dias 6 e 10 de janeiro, em Las Vegas.

O anúncio é mais um episódio do conflito entre a LG e a Samsung sobre o que exatamente é uma televisão 8K. As duas empresas concordam que é necessária uma resolução de 7680 por 4320 pixels, mas possuem visões diferentes de como eles devem ser medidos. A LG usa a definição da Consumer Technology Association, que se baseia na “modulação de contraste” para definir seus pixels. Já a fabricante coreana usa a definição da 8K Association, organização da qual a rival não é membro.

publicidade

-> CES 2020: o que esperar da maior feira de tecnologia do mundo
-> 7 tecnologias para acompanhar de perto na CES 2020
-> 7 produtos mais estranhos para serem vistos na CES 2020

Independente dessas divergências, as TVs recém-anunciadas devem oferecer um amplo suporte para conteúdo 8K. Os televisores suportam conteúdo HEVC, VP9 e AV1 de forma nativa. Os modelos anteriores exigiam um decodificador externo para decodificar conteúdo AV1 apoiado pelo YouTube. Além disso, os modelos são equipados com entrada HDMI que podem lidar com conteúdo de 60 frames por segundo com resolução 8K.

publicidade

Internamente, as televisões são equipadas com o novo processador Alpha 9 Gen 3 da LG, que afirma usar tecnologia de aprendizado profundo para otimizar a qualidade da imagem e do som. O processador pode melhorar vídeos para 8K e áudio para surround 5.1, além de reconhecer rosto.

Os televisores também possuem suporte para assistentes de voz como Alexa e Google Assistente, assim como compatibilidade com HomeKit e AirPlay 2. A empresa afirma que os modelos podem ser usados para monitorar e controlar dispositivos IoT suportados.

publicidade

Apesar desses novos lançamentos, é notável que a tecnologia 8K está apenas engatinhando. Não apenas há falta de conteúdo 8K nativo, como os próprios fabricantes não conseguem concordar com uma definição final para a nova resolução.

Via: The Verge